# Our family | Como prevenir alergias em 4 pontos chave


O quarto dos miúdos é por excelência o espaço da casa onde eles passam mais tempo. Quando as crianças têm alergias, há várias precauções a ter para prevenir que sofram crises alérgicas, mas quando não sofrem de alergias há também alguns cuidados que devemos ter para as prevenir. Hoje falamos de 4 pontos chave que ajudam a prevenir alergias no quarto dos mais novos.


A roupa de cama ocupa lugar central nestas rotinas. A melhor opção que devemos tomar são as peças em algodão de lavagem fácil para que possamos lavá-las todas as semanas.

Os tapetes são muito práticos, mesmo como zonas de brincadeira para as crianças, mas também são uma preocupação importante no que toca a alergias. A lavagem regular ajuda imenso e há cuidados a ter em conta. Há imensas dicas sobre como lavar tapetes para não termos de os remover do quarto dos mais novos.

Aspirar e sacudir os tapetes com regularidade é de extrema importância para prevenir a acumulação de pó [cá em casa sacodem-se pelo menos 1 vez por semana e aspiram-se várias vezes] e devemos, mesmo assim, lavá-los com alguma frequência. Como são peças grandes, poderá ser necessário optar por uma lavandaria. Caso consigam lavar na vossa máquina, escolham um programa indicado pelo fabricante e certifique-se que estão devidamente secos antes de voltarem a colocá-los no quarto. 

Para evitar resíduos de detergente nas roupas de cama e tapetes, que por vezes causam incómodo aos mais novos, certifiquem-se que usa a dosagem correta de detergente para os diferentes tipos de tecidos.   


As mobílias e elementos decorativos do quarto também devem ser minimalistas e de fácil lavagem evitando, sempre que possível, materiais que acumulem pó facilmente, como peluches, cadeiras forradas a tecido ou almofadas decorativas. 

Prefiram móveis fáceis de lavar com um pano húmido, como móveis de acabamento laminado em vez de móveis de madeira maciça.

A escolha das cortinas para o quarto também é muito importante quando há alergias. Procurem escolher cortinas simples e de materiais facilmente laváveis, para que possam pô-las na máquina sempre que necessário. Por precaução, lave-as com frequência.

Por fim, é importante pensar na exposição solar do quarto. Quanto mais exposição solar e arejado for o quarto, menor será a probabilidade de desenvolver problemas de humidade que muitas vezes surgem em zonas de difícil acesso, sem que se dê por isso. Um quarto com muita mobília e muitos recantos também irá exigir uma limpeza mais regular e atenção redobrada.  

Um quarto limpo e organizado é uma ajuda preciosa para evitar crises alérgicas e noites mal dormidas. Pequenos gestos que podem trazer grandes resultados!