# Our Family | Lavandaria: como organizar a rotina de lavagem de roupa para poupar tempo

[Imagem daqui]

Para uma família com filhos, lavar a roupa é uma preocupação constante que requer organização. Quando os miúdos ainda são pequenos, como cá em casa, as correrias não acabam e sujam roupa a uma velocidade estonteante. Se não tivermos uma rotina eficiente para lavar a roupa, acabamos por desperdiçar mais tempo, mais energia e mais água, ou seja, mais dinheiro. 

Claro que há sempre surpresas, mas se tivermos dias e horas planeados para lavar a roupa torna-se mais fácil gerir quantidades, perceber o que é preciso lavar primeiro ou jogar com os tempos de secagem e as previsões meteorológicas, caso não tenhamos máquina de secar, como é o nosso caso. 

A primeira coisa a fazer é separar a roupa e prestar atenção às indicações de lavagem na etiqueta. É um trabalho chato, mas acaba por poupar tempo e evita acidentes. O melhor é ter vários cestos de roupa suja para cores diferentes. Assim, facilita-se muito o processo de separação. 

Há vários factores que tenho em conta quando separo a roupa. As cores, os tipos de tecido e o grau de sujidade são os mais importantes para evitar peças tingidas ou encolhidas e ter de repetir máquinas porque a roupa não ficou bem lavada à primeira. Ainda antes de pôr a máquina a lavar e tendo crianças em casa, costumo pré-tratar as nódoas mais difíceis para que desapareçam com a primeira lavagem. 

A escolha de um bom detergente e da dosagem correta também é muito importante para conseguir os melhores resultados logo na primeira lavagem. Assim evito ter de lavar várias vezes as mesmas peças até estarem bem lavadas. Adaptar a dosagem e o programa da máquina ao grau de sujidade da roupa, também ajuda a mantê-la como nova durante mais tempo. 

Com uma rotina estruturada também consigo estender a roupa mal a máquina acaba de lavar, o que evita os cheiros desagradáveis quando a roupa fica muito tempo dentro da máquina [Tenho que vos confessar que hoje por exemplo não consegui, mas para evitar deixar a máquina cheia de roupa molhada, tirei-a de manhã, estiquei-a e deixei-a em cima do estendal. Não ficou estendida mas está ao ar e pelo menos não fica com cheiro.]. Outro truque para poupar tempo é sacudir bem a roupa antes de a estender para evitar que fique toda enrugada e seja mais difícil de passar a ferro. Com este último truque e pendurando a roupa no estendal da maneira certa consigo reduzir significativamente a quantidade de roupa que passo a ferro cá em casa!

Pode parecer aborrecido, mas ter uma rotina de tratamento da roupa é uma ajuda imprescindível na organização das tarefas domésticas, especialmente numa família com filhos pequenos!

E por aí? Que truques utilizam para optimizar o vosso tempo no que toca às tarefas de roupa?

Sem comentários: