# Our family | A grande festa dos 6 anos


Como já vem sendo hábito, os festejos dos aniversários do Daniel e da Carolina são normalmente coisa que dura uns dias. O facto de serem gémeos mas terem nascido em dias diferentes gera logo alguma confusão e o dia da semana em que os aniversários ocorrem acaba por também influenciar a duração dos mesmos. Este ano duraram 1 semana e culminaram com uma mega festa, num jardim ao ar livre e 100% planeada e operacionalizada por nós.


A organização de festas não é novidade para mim. Já organizei casamentos, baptizados, bodas de prata, aniversários, entre outros. Cada um com o seu grau de complexidade, e cada um com uma envolvência diferente. Este ano, para celebrar a idade da entrada para a escola primária, um marco que para eles têm sido tão importante, decidimos abraçar o desafio de organizar uma festa para crianças e para adultos, num espaço público perto da nossa casa. O desafio foi superado, embora à custa de muito suor e lágrimas, e a festa foi um sucesso!

Quando pensámos em começar a preparar a logística da festa estávamos a dois meses da data escolhida. Sabíamos que muitas das coisas precisavam de planeamento com muita antecedência, pelo que não perdemos tempo. Seguimos uma metodologia [claro!], para não descurar nenhum detalhe., e houve listas, muitas listas! Foi mais ou menos assim:

1. Escolher local e tema;
2. Fazer lista de convidados;
3. Escolher e encomendar artigos decorativos e de mesa;
4. Fazer convites;
4. Definir ementa e lista de compras [a afinar com quantidades após as confirmações];
5. Escolher e encomendar bolo;
6. Definir / Preparar actividades para as crianças;

Começámos logo por pesquisar online o que precisávamos de encomendar e fazer as encomendas. O site de eleição foi o AliExpress, de onde vieram os elementos decorativos e consumíveis para a mesa. Foi tudo encomendado em quantidades estimadas por cima porque a antecedência necessária à encomenda exige que assim seja, por isso andámos a usar guardanapos do Darth Vader lá em casa até à semana passada! 

Se nunca fizeram encomendas no AliExpress saibam que há alguns cuidados a ter. Se o fornecedor for da China, nunca devemos exceder o valor de 22€ em compras por cada fornecedor, pois caso isso aconteça há uma forte probabilidade da encomenda ficar retida na alfândega. Devemos ter em atenção as despesas de envio e procurar alternativas com envio grátis, porque as há para praticamente todos os produtos. Devemos fazer as encomendas com 4 a 5 semanas de antecedência sob pena de não as recebermos a tempo. Eu fiz com 4 semanas e mesmo assim o último artigo chegou na sexta feira que antecedeu a festa!

Para escolher o que encomendei bastou-me escrever no campo de pesquisa "Star Wars Party" e explorar! O difícil foi escolher! Encomendei pacotes de mini talheres em madeira, guardanapos temáticos, palhinhas de papel, grinaldas de feltro, balões de vários tipos, toalhas de mesa, palitos de madeira para espetadas, entre outras pequenas coisas. A maioria são reutilizáveis!



A imagem da festa, que se materializou num convite super original, ficou a cargo do pai, pois claro! Juntou os elementos necessários ao mood que eles lhe transmitiram e construiu um convite especial! Digam lá que não ficou o máximo?



Depois de encerrada a questão da decoração e convites chegou a hora de planear o lanche. Como sou uma exagerada, fiz uma ementa variada e que pretendeu agradar ás crianças mas também aos pais. Pensei no que ia apetecer num dia quente, apostei em coisas que dessem pouco trabalho a preparar e que fossem viáveis para transportar e acondicionar na rua, e depois foi só contabilizar as confirmações e fazer estimativas de quantidades necessárias. Para este ponto tivemos algumas colaborações muito importantes, que nos facilitaram a vida e o orçamento e nos deram uma ajuda gigante na logística! Algumas das marcas com que costumamos trabalhar juntaram-se a nós enviando produtos para o lanche e completando a ementa! A mesa ficou muito composta, com doces e salgados, bebidas frescas e vinho fresco para os adultos. Ora vejam:


Salames de chocolate
Arroz Doce
Bolachinhas de Dinossauros [as favoritas do Daniel e da Carolina]
Bolachinhas Mini Avenacol
Gomas
Marshmallows
Pipocas

Patê de Chouriços e queijo no pão
Patê de Atum
Mini sanduiches
Batatas Fritas
Mini salgadinhos
Frutos secos
Tábua de Queijos curados
Queijos frescos
Queijos frescos em barra
Espetadas de tomate cherry com mini mozarella
Tostinhas de trigo
Morangos







Sobre o lanche, alguns pontos práticos que observei. Devido ao calor, bebeu-se muito mais do que eu previ. Foram 14 litros de água aromatizada com morangos e hortelã e 10 litros de sumos de fruta [fora as garrafas de Cabeça de Toiro]. Em relação à comida, os adultos aderiram muito aos queijos, o que pessoalmente não me surpreendeu, primeiro porque sou fã incondicional de queijos, segundo porque os queijos em questão são todos divinais [Queijos curados da marca Saloio, Queijos frescos e queijos frescos em barra da marca Montiqueijo]. As crianças, depois de fazerem desaparecer num ápice todos os salames e todas as tacinhas de arroz doce [arrependi-me logo de não ter feito mais!], não se viraram para gomas ou batatas fritas como eu esperava, e começaram a comer espetadas de tomate cherry com mozarella! Para mim, esta foi a surpresa da festa e deixou-me muito feliz!



O centro da mesa foi ocupado pelo bolo, um projecto muito pensado e que "nasceu" de muitas pesquisas e muitas trocas de mensagens, mas também de muitas opiniões do Daniel e da Carolina. Queriam um bolo que tivesse as suas personagens favoritas do Star Wars, e combinar todas era impossível. A solução encontrada não era de fácil execução, mas foi conseguida na perfeição! Não foi o primeiro bolo de aniversário deles feito pela Patrícia e pela Andrea da Paleta de Bolos, mas desta vez o que lhes pedimos foi mais desafiante. Ainda por cima, porque trabalhar pasta de açúcar num dia de calor é muito mais difícil! Mas, o desafio foi mais do que superado, e o bolo para além de lindo e exactamente como idealizámos estava uma delícia!!!



Outro ponto muito importante, passou por definir o que íamos fazer com as crianças durante uma tarde inteira num parque público. Esperávamos cerca de 30 crianças, entre os 4 e os 7 anos, faixa etária que como todos sabemos destila energia, pelo que era mesmo muito importante que estivessem bem entretidos e divertidos! Programámos alguns jogos tradicionais, tirámos partido das estruturas existentes no local e fizémos estafetas.










Tivemos ainda uma ajuda preciosa! A Caixinha de Festas é uma empresa que faz animação de festas infantis e veio à festa da Carolina e do Daniel com duas actividades: Pinturas faciais e modelagem de balões. Não sou nada fã de pinturas faciais, na maioria das vezes sou daquelas mães que incentiva os filhos a não aderirem às pinturas quando vão a festas em que há essa actividade, mas encontrei uma excepção, porque as pinturas da Filipa são fenomenais! Deixo que as imagens falem por si, e digo-vos que o trabalho que elas fizeram foi de um profissionalismo extremo, os miúdos adoraram, e para nós foram uma ajuda inestimável!










A Caixinha de Festas é uma empresa e marca portuguesa que está no mercado dos eventos infantis desde 2009. Tem uma equipa formada em diversas áreas [animação, educação de infância e artes performativas] com animadores a tempo inteiro que se dedicam em exclusivo à animação infantil. As actividades com mais foco são: Pinturas faciais, Modelagem de Balões e Histórias Vivas. Trabalham de Norte a Sul do País, com mais fluxo de trabalho na região de Lisboa, Setúbal e Santarém.

Depois de todas estas actividades, cantámos os parabéns, e encerrámos a festa com uma última actividade. Aquela que era provavelmente a mais esperada, aquela pela qual todos perguntavam desde que chegaram: Uma guerra de balões de água!!! O cenário era perfeito, cheio de esconderijos e a tarde de calor que estava proporcionou momentos de pura diversão! Foi sem dúvida um dos pontos altos da festa e uma actividade que resultou muito bem!












Ainda voltando um pouco atrás, não posso deixar de agradecer às marcas que nos apoiaram na materialização do lanche e que fizeram questão de estar presentes nesta celebração com os seus produtos. São marcas que estão no nosso coração, com as quais costumamos trabalhar e acima de tudo, que consumimos regularmente cá em casa! Obrigada ao LIDL, aos Queijos Saloio, à Montiqueijo, à Cuetara, à Artiach, à La Piara, à Panrico, e claro, à nossa sempre presente Cabeça de Toiro.

Feito o balanço, e apesar de termos ficado de rastos e de não ter sido nada fácil conseguir encaixar o planeamento de tudo isto no nosso dia-a-dia já por si tão preenchido, valeu a pena! Os miúdos divertiram-se imenso, e já estão a pensar [imagine-se!] no tema para a festa dos 7 anos!



Sobre as roupas que a Carolina e o Daniel vestiram na festa, e que também elas são alusivas ao tema, conto-vos tudo num outro post!

Sem comentários: