# Healthy | Menos plásticos já!


Falar de coisas saudáveis não se limita apenas a comida. Aliás, é um tema que pode ser todo um mundo! Hoje venho falar de plásticos, ou de como devemos cada vez mais tomar consciência do quanto eles nos fazem mal. Se não a nós directamente, ao nosso mundo, ao nosso planeta, ao nosso "amanhã" e por isso, a nós!

Se me costumam ler saberão que a minha formação de base é em Engenharia do Ambiente. Não quero com isto dizer que sou a pessoa mais ecológica do mundo, que tenho todos os cuidados e mais alguns com o ambiente. Não sou. Sei toda a teoria e confesso-me muito preguiçosa em algumas coisas [por exemplo, no Inverno tenho uma enorme dificuldade em fechar o chuveiro enquanto esfrego o champô no cabelo], mas a cada dia que passa tento dar mais um passo no sentido de melhorar e diminuir mais um bocadinho a minha pegada de carbono. Ter filhos ajudou-me nisto, acreditem! Quero ser o melhor exemplo possível para eles, e aquilo que me parecia ser tão chato aos poucos veio a tornar-se rotina. É também isto que me tem acontecido com a redução do uso de plásticos.

Desde que os supermercados deixaram de dar sacos de plástico indiscriminadamente na caixa, aos poucos, todos nos habituámos a começar a andar com sacos de compras atrás. Pessoalmente, tenho dois daqueles dobráveis sempre na mala comigo e mais umas dezenas no porta bagagens do carro. E se ao início era estranho, rapidamente se tornou um hábito e a verdade é que já é tão normal que nem nos faz sentido de outra forma. O passo seguinte para mim foi a redução do uso de sacos de plástico na compra de frescos. Confesso que me chateia imenso chegar às secções de frescos dos supermercados e ver muitos dos produtos com um "overpacking" de plástico. Quando comprava frescos que não estavam embalados costumava recorrer aos sacos em rolo que os supermercados disponibilizam, mas depois em casa reutilizava os sacos para congelação ou outros fins. Não obstante, usava o plástico quando há outras formas de fazer as mesmas compras sem recorrer a ele. 


No âmbito do passatempo que está a decorrer no Instagram em parceria com a Pegada Verde, decidi fazer uma proposta ao LIDL. Fui a uma loja, levei os meus re-sack de algodão orgânico, fiz as minhas compras e fui para a caixa sem recorrer a um único saco de plástico. No tapete, a senhora da caixa retirou os frescos dos sacos para pesar, voltou a colocar dentro dos sacos após a pesagem e deu-me os parabéns pela iniciativa. 


Quando lhe perguntei se costumava ter clientes a comprar frescos sem uso de sacos de plástico respondeu-me prontamente que não mas que tinha esperança que isso mudasse! Eu também tenho, e o próprio LIDL também, e por isso já iniciou uma campanha de redução de plástico nas suas lojas!




Quando apresentei esta minha ideia ao LIDL a noticia ainda não era publica e eu não imaginava que estava a ir mesmo ao encontro do que estavam a planear mas confesso que me deixou muito feliz! E em que é que consiste esta campanha? A intenção de redução da utilização de plástico em 20% até 2025 já tinha sido anunciada e a primeira medida estará em loja já no próximo mês de Agosto. A substituição dos artigos de plástico descartável [copos e pratos] por artigos de materiais alternativos e recicláveis será gradual, escoando o stock existente e substituindo pelos novos produtos. Na fase seguinte seguir-se-ão os talheres e as palhinhas e estão em estudo outras medidas de redução.




E desengane-se quem pensa que isto é um processo simples, porque não é. Transformar toda uma logística tem muito que se lhe diga, há muitas limitações do ponto de vista dos processos de fabrico, da aplicabilidade dos produtos em loja e muitos obstáculos a ultrapassar. Mas também há soluções e o LIDL já está a trabalhar nelas com os seus fornecedores pelo que em breve teremos novidades.


O meu sonho é que um dia os supermercados tenham uma utilização mínima de plástico. Que em vez do clássico rolo de saquinhos de plástico na zona dos frescos, haja dispensadores de saquinhos de algodão orgânico, reutilizáveis, e aqui para nós, para além de mais amigos do ambiente, bem mais giros para arrumar os frescos na gaveta do frigorífico!

Até ao final do dia de hoje ainda podem passar pelo Instagram e concorrer ao passatempo para se habilitarem a ganhar um conjunto de sacos de algodão igual ao meu! É só clicar aqui e seguir as instruções. [E aqui para nós que ninguém nos ouve, se não ganharem não fiquem tristes, podem comprar os vossos, porque não são nada caros, ou aproveitar umas tshirts antigas e fazê-los em casa! Para mudar basta querer]

Obrigada à Pegada Verde e ao LIDL por me ajudarem nesta tarefa a que me propus como modo de assinalar o Plastic Free July! 

1 comentário:

Xica Maria disse...

Estou a pensar fazer os meus saquinhos!