# 66 As minhas receitas | Quiche de queijo fresco, cogumelos e espinafres sem base


Já vos tinha falado das receitas que fiz para aproveitar os queijos frescos da festa de aniversário da Carolina e do Daniel, e hoje trago-vos a segunda receita. Uma quiche sem base de queijo fresco, espinafres e cogumelos. Ficou com uma consistência surpreendente e muito apetitosa.



Para além da variedade clássica e da variedade com alecrim de que vos falei aqui, a terceira opção de queijo fresco em barra da Montiqueijo é a variedade com tomate seco e mangericão. A combinação destes dois ingredientes confere ao queijo fresco um sabor mais arrojado e que combina na perfeição com os ingredientes que escolhi para fazer esta quiche.


Gosto muito de misturar cogumelos com espinafres. Faço com alguma frequência pratos em que combino estes dois ingredientes, e em muitos casos, junto queijo fresco clássico. Desta vez decidi arriscar numa quiche sem massa e o resultado ficou bem simpático.


Ingredientes:

1 queijo fresco em barra com tomate seco e mangericão da Montiqueijo
5 ovos
200g de cogumelos frescos
250g de espinafres
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Esmagar o queijo fresco com um garfo e reservar. Lavar e laminar os cogumelos. Cozer os espinafres em água a ferver com uma pitada de sal, escorrer bem e espremer com as mãos para retirar o excesso de água. [Este passo é muito importante pois caso os espinafres fiquem com água a mais a consistência da quiche fica menos uniforme]. Abrir os ovos para uma taça, temperar com sal e pimenta a gosto e bater bem com a vara arames ou um garfo. Juntar este preparado ao queijo fresco esmagado e homogeneizar batendo bem.

Forrar uma tarteira com papel vegetal. Cobrir completamente o fundo com lâminas de cogumelos e de seguida com espinafres fazendo camadas alternadas até acabarem estes dois ingredientes. Cobrir completamente com o preparado de ovos e queijo fresco e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar. Retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer. 

Sem comentários: