#63 As minhas receitas | Trufas de Pescada e Bolo de Limão com o Monsieur Cuisine


Cá em casa somos fãs de tudo o que nos ajude a facilitar o dia a dia. Sou utilizadora de robot de cozinha há bastantes anos, e adoro cozinhar tirando das funções do robot que nos facilitam a confecção das nossas refeições. Hoje venho falar-vos de duas receitas que fiz para testar o Robot de Cozinha Monsieur Cuisine, que está disponível no LIDL desde 2.ª feira, e que tenho quer vos dizer que me surpreendeu imenso pela positiva!


O mote que o LIDL me lançou para testar o Monsieur Cuisine foi utilizá-lo como um aliado para optimizar as 1001 tarefas de mãe no dia-a-dia. Ao fim e ao cabo, todas sabemos que entre um dia de trabalho e o momento em que finalmente nos conseguimos deitar, as tarefas são tantas que não há tempo a perder! Há crianças para ir buscar, há karaté [ou outras actividades extra curriculares], há banhos, jantares, refeição, cozinha para arrumar, etc. etc. etc. Por isso, tudo o que nos facilite a vida é bem vindo!

Quando o robot chegou cá a casa, montei-o e folheei o manual para ter uma ideia do seu funcionamento. Pareceu-me bastante simples e intuitivo, pelo que nesse mesmo dia deitei mãos à obra e decidi fazer um Bolo de Limão. Baseei-me numa receita do livro que o acompanha, com algumas adaptações feitas por mim.

A primeira coisa que notei foi a ausência de ruído! O meu robot tem quase 10 anos e o que mais me incomoda nele, e que sempre me chateou, é que faz muito barulho, pelo que notei uma diferença gigante! O funcionamento é realmente super intuitivo pelo que o bolo ficou preparado num instante e em poucos minutos estava no forno! 

Entretanto, ontem tinha umas postas de pescada já cozidas no frigorífico, e decidi inventar! Os miúdos comem peixe com relativa facilidade, mas a verdade é que de vez em quando tento inovar para não repetir sempre os mesmos pratos, e por isso decidi experimentar fazer uma massa para hambúrgueres ou almôndegas com a tal pescada. Em 2 minutos tinha tudo preparado e foi só cozinhar! O resultado foi excelente! 

Deixo-vos ambas as receitas. A primeira, retirada do livro que acompanha o Monsieur Cuisine, a segunda de minha autoria e baptizada com um nome pomposo que serviu para convencer os miúdos a comerem sem desconfiar! Espero que gostem!


Bolo de Limão com sementes de papoila

Ingredientes:

60 g sementes de papoila
Sumo de 2 limões grandes
4 ovos
150g açúcar
100g farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
200g margarina amolecida

Preparação:

Picar as sementes de papoila no copo misturador durante 1 min e 30 seg / vel 10. Reservar. Deitar no copo o açúcar e os ovos e programar 1 min / vel 4. Adicionar a farinha e o fermento e envolver 1 min / vel 3. Juntar as sementes de papoila reservadas e a margarina e repetir o último programa. Por último, adicionar o sumo de 1 limão e misturar 2 min / vel 4. 

Untar uma forma com margarina, polvilhar com farinha e deitar a massa. Levar ao forno préviamente aquecido a 180ºC. 

Enquanto o bolo está no forno, espremer o sumo do outro limão e adicionar 50g de açúcar em pó. Misturar bem até ficar uniforme e regar o bolo com esta calda depois de desenformado.



Na fotografia o bolo ainda não tinha a calda por cima, e esqueci-me de o fotografar com calda! Mas ficou mais brilhante e húmido.


Trufas douradas de pescada 

Ingredientes: 

1 Courgette [+- 40g]
100g pimento tricolor [coloquei 1 rodela de cada qualidade]
250g pescada cozida e limpa
200g flocos de aveia
30g sementes de linhaça
100g queijo quark
1 ovo
sal e pimenta q.b.


Preparação:

Colocar os flocos de aveia no copo misturador e programar 10 seg / vel 6. Juntar as sementes de linhaça e repetir o procedimento. Juntar a courgette descascada e cortada em pedaços e os pimentos e programar 20seg / vel 5. Juntar 100g de queijo quark, o ovo e temperar a gosto com sal e pimenta. Programar 20 seg / vel 3.


Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal, moldar bolinhas com as mãos e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem douradas.


Servi apenas com tomatinhos cereja e a verdade é que nos soube lindamente! De referir que a massa rendeu 30 trufas e que ainda guardei o resto da massa no frigorífico para fazer [provavelmente] dois hambúrgueres para uma marmita de almoço. 



O Monsieur Cuisine apresenta uma tecnologia avançada, que inclui três programas automáticos, 10 níveis de velocidade, função turbo, temporizador de 90 minutos e potência de 1.800W (1000w para cozinhar e de 800w para misturar. Traz ainda uma espátula e duas tigelas de vapor, bem como balança, lâmina reversível e funcionalidades de pesar, triturar, amassar e cozer a vapor. Dispõe de um temporizador de maior duração, ideal para quem aproveita o tempo do cozinhado para fazer outras tarefas domésticas. Vem ainda acompanhado de um livro com mais de 100 receitas, nos inspirar nas nossas criações culinárias.

Sem comentários: