# Life | Festa das Vindima Cabeça de Toiro


Há duas semanas, fomos convidados pela marca de vinhos Cabeça de Toiro, da qual somos embaixadores, para participar um dia diferente. O convite era para passar o dia na Quinta São João Batista, na celebração da Festa de Vindimas. A Quinta localiza-se no coração do Ribatejo, perto da vila de Golegã, e é Património da Enoport United Wines. Tem cerca de 115 ha de vinha, uma beleza secular e um encanto histórico que nos encanta. As suas vinhas são o berço dos vinhos de quinta de onde se destaca a gama de vinhos Cabeça de Toiro.



Apanhar uvas directamente na vinha não é novidade para nós. Temos vinha na família e costumamos apanhar uvas com frequência. Por isso, foi com toda a naturalidade que o Daniel e a Carolina deitaram mãos ao trabalho e fizeram uma colheita. Claro que, como estão familiarizados com o processo, pelo caminho foram comendo algumas das uvas colhidas! 











As festas de vindimas tradicionais, são normalmente acompanhadas por musica e após a colheita segue-se um almoço. Claro que aqui não foi excepção, e andámos a vindimar ao som do acordeão, bombo e gaita-de-foles, que nos acompanharam até ao local do almoço onde o porco no espeto já estava pronto!




Antes de nos sentarmos a almoçar, fomos levar o resultado da colheita do dia para o lagar, para seguir o caminho da produção. Os enólogos estavam à espera desta uva para finalizar um reservatório e assistimos a todo o processo. 



De seguida fomos conhecer  a adega onde os vinhos fazem os estágios em barrica, e provar os vinhos da gama, com particular destaque para a novidade de 2017,






A prova teve lugar na sala das barricas e foi conduzida pelos enólogos João Vicêncio e Nuno Faria. Foram provados os vinhos provenientes da Quinta nomeadamente o Quinta São João Batista Touriga Nacional e os Cabeça de Toiro Special Selection e a edição limitada Cabeça de Toiro Arinto.

A grande estrela do evento foi o lançamento de mais uma novidade a integrar a gama Cabeça de Toiro, uma edição limitada, Cabeça de Toiro 100% SYRAH. Faz parte da estratégia da marca para lhe acrescentar valor e gerar dinamismo, através do lançamento de pequenos lotes, em edições limitadas, a partir de experiências enológicas diferenciadoras.

De entre as castas estrangeiras presentes em solo nacional, a Syrah é a variedade que melhor se adaptou ao clima quente e aos solos da Quinta São João Batista. Produzido na a partir da monocasta Syrah - DOC do TEJO o vinho Cabeça de Toiro Syrah foi produzido num lote exclusivo de 20.000 garrafas. Este vinho frutado apresenta-se na cor granada intensa com nuances violeta. Com um aroma intenso e complexo a frutos silvestres como mirtilo e groselha, apresenta-se na boca como um vinho bem estruturado frutado e macio. Cabeça de Toiro Syrah é excelente para acompanhar com iguarias da cozinha mediterrânica, bem estruturadas e queijos curados. 



Vindimas à parte, a Quinta São João Baptista é uma propriedade lindíssima, com um potencial imenso muito para além da produção de vinho, e com edificações com uma arquitectura fabulosa! Um local quase que mágico, onde passámos um dia muito animado!








Não fomos embora sem que o Daniel fosse ver de perto uma das máquinas de vindima, pois estava curioso pela sua dimensão e pelos "dentes"! Queria ver uma a trabalhar, mas contentou-se em ver uma estacionada! 

Sem comentários: