#16 Crónica | O Caos do Regresso às aulas


Hoje retomamos as nossas rubricas de psicologia com uma temática que faz parte da vida de todos os pais e mães nesta altura do ano. O caos do regresso às aulas. Quem não sente que nesta altura de mudanças de rotina fica tudo virado do avesso e há dias em que por mais que se tente não se consegue organizar tudo? Querem dicas para facilitar a adaptação?

Como facilitar a adaptação às rotinas do regresso às aulas?

A escola começou e até que haja uma adaptação às novas rotinas do regresso às aulas pode surgir um certo “caos e desordem”.

Por isso, para ajudar nesta fase de adaptação, aqui ficam algumas dicas para filhos & pais:

1. Enquadrar

Primeiro vamos lá recordar o que está a acontecer. Dar nomes ajuda a dimensionar e a gerir melhor as emoções e a situação.

Pode ser algo assim: 

“Mesmo a escola sendo algo bom, que a criança gosta porque vai aprender tanta coisa nova e vai estar com os amigos e professores, tem coisas que não são tão boas.

Significa que as férias acabaram, que voltam as rotinas com horários para cumprir, os TPC para fazer, o dia todo fora de casa, e estar longe dos pais. E essa parte não é fácil.

Por isso, é natural uma frustração, mesmo havendo igualmente um entusiasmo”.

2. Rotinar para simplificar

As rotinas servem para simplificar, para economizar energia. Por isso fazemos um grande número de tarefas no automático.

Assim, brinquem com as novas rotinas. Façam disso um jogo, e desautomatizem para automatizar. 

Exemplo de exercício: de manhã, quando estão no carro a ir para a escola, depois de se ter andado a correr antes de sair de casa, podem conversar sobre como correu a rotina e como podem melhorar a automatização. 

3. Horários e Listas

Ajudem a acelerar as novas rotinas com Horários e Listas:

Horário: escrever o horário ou pendurar o horário é uma tarefa importante e deve ser feita em partilha.

A maioria dos pais penduram o horário e pronto. Só eles o vêm. Aliás, muitas vezes só um dos pais o faz (pai ou mãe) e o outro nem participa na tarefa.

Tarefas destas são para serem partilhadas para serem experienciadas por todos. Os pequenos rituais ajudam a rotinar. Experimentem.

Listas: fazer listas de materiais é tão importante como fazer listas de “o que é que eu tenho que preparar no dia anterior” ou listas de “o que não me quero esquecer amanhã” ou outra lista qualquer.

4. Como é que foi o teu dia na escola? 

Nesta fase inicial partilhar como foi o dia é ainda mais importante, não só porque possivelmente houve um ou outro momento desagradável, mas porque ajuda e muito a gerir a frustração ou a ansiedade.

5. Momentos Zen

No meio de tanta agitação, experimentem viver momentos zen em família. Nem que seja por 5 minutos.

Como é que isso se faz?

Não precisam de meditar ou estar a ouvir musica new age para o fazer. Basta durante o jantar baixar um pouco o ritmo e o som das conversações, desacelerar o tempo, e estar mais focado no presente (no aqui e agora). Experimentem e vão ver os resultados fantásticos que têm a estabilizar e a ancorar as crianças.


Boas novas rotinas.


Abraço,
Hugo Santos, Psicólogo

Escola para Pais
Psicologo.pt


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