# Vida | Voluntários pelo mar


Lembram-se de vos falar neste post sobre a Raquel e "as suas" Guardiãs do Mar? Contactei a Ocean Alive e pedi que me mantivessem a par das actividades que vão promovendo e hoje lanço-vos o desafio!

Nos dias 12, 13 e 14 de Agosto irá realizar-se mais uma das grandes acções de sensibilização e limpeza da campanha "mariscar SEM Lixo" da Ocean alive. A Grande Acção de Sensibilização à Comunidade Piscatória decorrerá durante a Festa da Nossa Senhora do Rosário de Tróia que se realizará nos dias 12, 13 e 14 de Agosto. Tem como meta sensibilizar um grande número de pessoas ligadas à pesca na região do estuário do Sado.

Ao longo dos 3 dias da Festa, pretende-se constituir equipas de voluntários para a limpeza das margens da caldeira e zona adjacente e para a sensibilização dos participantes da festa, quer através da abordagem directa aos mariscadores, quer através da abordagem mediada por "Guardiãs do Mar" mulheres pescadoras.

Esta Grande Ação de Sensibilização faz parte da Campanha de sensibilização e limpeza de praia, no Estuário do Sado "Mariscar SEM Lixo" da Ocean Alive que tem como objectivo, eliminar o mau hábito dos mariscadores do lingueirão em deixar as embalagens de sal no estuário, e tem a visão de um estuário do Sado limpo e mantido por todos!! Esta é a terceira grande acção da campanha com o patrocínio do Oceanário de Lisboa e da Fundação Oceano Azul. Desde Março de 2016 que todos os meses se realizam uma ou mais acções desta Campanha. Nas 24 acções realizadas com o apoio de voluntários e das entidades locais, participaram 1562 voluntários que abordaram 1425 mariscadores e que retiraram do estuário do Sado 33795 embalagens de sal e mais de 26 toneladas de lixo. A campanha "Mariscar Sem Lixo" é um dos compromissos voluntários inscritos na conferencia dos Oceanos das Nações Unidas (Ocean Action#15410), decorrida em Junho.

Os transportes para a Setúbal - Caldeira de Tróia - Setúbal são assegurados pela Ocean Alive e gratuitos. A Ocean Alive tem esta visão: o Estuário do Sado limpo e mantido pelas pessoas. 

Se têm aí em casa jovens de férias, entediados e com pouco que fazer, inscrevam-nos e acreditem que lhes vão proporcionar uma experiência enriquecedora! Já participei vezes sem conta em actividades de limpeza e sensibilização em zonas naturais e é uma actividade muito enriquecedora, e que quando feita em grupo é muito divertida! Para se inscreverem carreguem no link que se segue e preencham o formulário. 


Podem ainda ajudar partilhando nas redes sociais e pelos vossos contactos pessoais o evento. Por cada partilha podem surgir mais um, dois, três voluntários! Qualquer ajuda é bem-vinda!

Nós entramos de férias dia 12 pelo que não vamos estar por cá e não vamos poder participar, mas garantidamente que iremos em família numa das próximas acções! Se forem tirem fotografias e partilhem connosco! 

Sem comentários: