#Outside | Dinossauros saem à rua na Lourinhã



Quem é a criança que não gosta de dinossauros? Cá em casa, o Daniel gosta muito mais do que a Carolina, mas na verdade ela acaba sempre por brincar também com os dinossauros do irmão. O dinossauro é um animal que suscita curiosidade, quer pela facto de já não existir, quer pelo facto de serem na sua maioria criaturas enormes e diferentes do que é normal conhecermos.

De 11 a 13 de Agosto, com início às 17H00 de sexta, e encerramento às 22H00 de domingo, os Dinossauros Saem à Rua na Lourinhã! Numa iniciativa que incluirá uma mostra de 18 dinossauros em tamanho real, apresentações científicas, workshops de paleontologia, exposições e cinema em tela 360º, de sexta a domingo, a vila da Lourinhã será um verdadeiro “Museu” de dinossauros ao ar livre e promete uma autêntica aventura jurássica, destinada a miúdos e graúdos. 

O evento Dinossauros Saem à Rua irá decorrer em vários espaços como o Pavilhão Lourinhanosaurus (Associação do Hóquei Clube da Lourinhã), o Centro Draconyx (Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira) e o Espaço Paleontólogo Por Um Dia (Anfiteatro da Praça José Máximo da Costa). O Museu da Lourinhã também estará aberto ao público para visitas livres e com um conjunto de actividades como a “Hora do conto” e a “Caça ao Dinossauro”. 

Esta é uma oportunidade única para ver de perto algumas das principais espécies de dinossauros (como o T.Rex e o Lourinhanosaurus) e descobrir a Lourinhã um dos locais mais ricos do mundo em fósseis de dinossauro. Os modelos estão expostos em várias ruas da Lourinhã (como a Praça José Máximo da Costa, Praça Marquês de Pombal, Largo António Granjo, Rua João Luís de Moura, etc) e em vários espaços interiores. 


Com este evento, a organização pretende consolidar a afirmação da Lourinhã como a Capital dos Dinossauros e valorizar o património paleontológico do concelho, onde têm descoberto uma grande quantidade de ossos fossilizados de dinossauro, pertencentes a várias espécies e que ganhou projecção após a descoberta, em 1993, do maior ninho dos dinossauros e com os mais antigos embriões até então encontrados. Esta é uma iniciativa organizada em parceria entre o GEAL – Museu da Lourinhã, a Câmara Municipal da Lourinhã e a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia. O programa completo do evento poderá ser consultado aqui


Se têm miúdos [ou graúdos] que gostam de dinossauros, dêem um saltinho até à Lourinhã no próximo fim de semana [é só a 1 hora de Lisboa!] e divirtam-se no meio deste ambiente Jurássico!

Sem comentários: