# Restaurante | Nova carta no Populi


O Populi dispensa apresentações. É um dos espaços de restauração em Lisboa de que gostamos muito, que frequentamos e adoramos. Já sabemos que somos sempre bem atendidos, e que a comida nunca desilude! Num dia de calor há umas semanas atrás, fomos até lá para experimentar as novidades da nova carta e hoje vimos contar-vos tudo!


Foi a primeira vez que ficámos na esplanada, e apesar de ser um dia de muito sol e calor, corria um ventinho muito agradável e estivemos muito bem! 

Fomos muito bem recebidos, como sempre, pelo João, que simpaticamente nos escolheu uma mesa à sombra e nos instalou num local onde podíamos apreciar a vida a correr por toda a praça. Serviu-nos umas caipirinhas e enquanto trocámos dois dedos de conversa trouxeram-nos o delicioso couvert: Focaccia de alecrim, pão de alfarroba, manteiga de trufa e cogumelos, tapenade e azeite com redução de balsâmico. Pessoalmente sou fã da manteiga de trufa, pelo sabor e pela consistência cremosa e leve. Um verdadeiro petisco!


O João tem um percurso de vida muito interessante e gosta de conversar com os clientes, de partilhar histórias e experiências. Já não é a primeira vez que passamos alguma tempo a conversar, e gostamos do à-vontade com que puxa uma cadeira e se senta ao nosso lado a perguntar pelos nossos filhos e a partilhar algumas curiosidades da sua vida. Trocamos opiniões sobre restaurantes, hotéis, falamos das novidades da cidade. Temos uma paixão em comum, viajar, e associada a essa a paixão por conhecer espaços novos, por isso tema de conversa nunca falta!

Depois deste momento de descompressão [porque neste dia não sei o que se passava em Lisboa mas todos os estacionamentos subterrâneos da zona estavam lotados, tivemos que estacionar nos restauradores e como já estávamos atrasados fomos literalmente a correr para o terreiro do paço], começámos então a experimentar os pratos novos. 

Começámos por um Tártaro de atum com abacate e lima, coentros e maionese de wasabi. Somos apreciadores de pratos de tártaro e este não desiludiu. Os temperos estavam no ponto, o atum fresquíssimo e muito saboroso e a maionese de wasabi [coisa pela qual sou doida] estava super bem confeccionada.. Foi uma entrada no almoço com o pé direito!


O prato seguinte foi uma verdadeira surpresa. Para quem aprecia sushi os rolinhos não são nada de novo, mas nunca tínhamos experimentado rolinhos de novilho e foi isso que nos serviram de seguida! Carpaccio de novilho em forma de sushi com cogumelos shitake, chips de parmesão e vinagrete de estragão. O novilho estava muito tenro e saboroso, e a montagem em rolinho com os restantes ingredientes resulta muito bem quer do ponto de vista estético quer do ponto de vista do paladar. Pessoalmente, com a minha enorme fixação por petiscos, deliciei-me também com os chips de parmesão que para mim só por si faziam sucesso! Crocantes e super saborosos, uma iguaria que me soube lindamente!



Depois disto tudo, e já com o apetite a diminuir significativamente, apresentaram-nos um prato de peixe com um twist ao tradicional bacalhau. Bacalhau lascado com tomatada de poejo e broa de milho crocante. Adoro tomatada e esta, temperada com poejo, estava muito aromática! Por cima, as lascas de bacalhau bem soltinhas e suculentas.



Para terminar, um prato de carne com um requintado Carré de borrego, crosta de pinhões e pimentos vermelhos, couscous de vegetais e gengibre. Não sendo o borrego uma das nossas carnes favoritas, quando muito bem confeccionado comemos com prazer. Foi o caso deste! Suculento e tenro e com um sabor não demasiado forte, servido com um couscous de vegetais muito soltinho foi uma boa forma de encerrar a degustação.




Depois de tão vasto e saboroso repasto, chegou a hora das sobremesas. Apostámos em duas opções que ainda não conhecíamos e ambas foram boas escolhas. Um Clafoutis de Ginja de Óbidos com uma bola de gelado,  e um  Arroz doce da Avó Bia em mil folhas crocante, que para além de ser muito agradável, apresenta de uma forma diferente um dos nossos doces tradicionais Portugueses. 



Depois de tudo isto, o difícil, foi reagir e voltar a sair daquela magnífica esplanada. Quando estamos em locais onde para além de comermos bem, somos bem tratados e nos sentimos bem não apetece ir embora! Mas a vida não para, e tivemos mesmo que ir! Voltaremos mais vezes com toda a certeza e sempre que houver novidades dignas de nota faremos questão de as partilhar convosco! Bons petiscos e bom fim de semana!

Populi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários: