# Our family | A festa dos 5 anos


As festas de aniversário das crianças são um tema que dá pano para mangas. Quando a Carolina e o Daniel fizeram 1 ano, entendemos que ainda não iam apreciar verdadeiramente uma festa, e limitámos-nos a apagar as velas em casa depois do jantar com os avós. Eles não perceberam bem o que se passou, mas tinham as pessoas mais próximas juntas cá em casa e só por isso ficaram felizes. Mas, à medida que crescem, o grau de "exigência" aumenta e os pedidos começam a ser mais elaborados. 


Este ano tínhamos pensado fazer uma festa no fim de semana seguinte ao aniversário deles. A ideia seria uma coisa ao ar livre, onde poderiam juntar amigos do colégio e os restantes amigos. Queríamos que se divertissem, que brincassem e era só isso. Sem demasiado glamour nem produção, mas com o essencial para que um grupo de crianças se divirta. Ainda estava muito por decidir e organizar quando a marca de sumos "Um Bongo" nos lançou o desafio de fazermos a festa num dos locais onde tinham actividades da marca para festas infantis: O espaço de festas do Almada Fórum, A Kidzania ou o Museu das Crianças no Zoo. Optámos pelo terceiro, embora sem saber grande coisa sobre o espaço ou o tipo de festa que nos esperava. Já tínhamos ouvido falar deste espaço mas nunca tínhamos lá estado nem sabíamos que actividades íamos encontrar, com excepção da escola de ritmos "Um Bongo" que conhecíamos a versão da Kidzania e tínhamos uma ideia de como seria.



A festa foi marcada para a manhã do sábado seguinte ao aniversário, os amigos foram todos convidados, e embora com muitas baixas [porque tinham muitos amigos do colégio de férias nessa semana]  ainda conseguiram reunir um grupo bastante razoável. E nessa manhã, lá fomos nós para Lisboa. No nosso carro iam o Daniel e a Carolina, o Tio Gabriel e mais um menino e uma menina do colégio a quem demos boleia. Imaginam a animação dentro daquele carro? 

Chegámos ao zoo pouco depois das 10h. Já lá estavam alguns meninos, e na entrada do Museu havia uma espécies de recepção, onde os pais entregavam os filhos e deixavam os números de telefone para o caso de ser necessário. Reunimos-nos todos nessa zona e pouco depois as crianças despediram-se dos pais e seguiram por um túnel misterioso para dentro do espaço.







O Museu das crianças tem um percurso pedagógico muito interessante com o mote "Viagem ao meu futuro. É um espaço didáctico e pedagógico, onde as crianças podem aprender a brincar. Tocar, ouvir, explorar e brincar são as palavras-chave que tornam esta experiência mágica para qualquer criança e na verdade até para os adultos! Durante a festa, alguns dos pais acabaram por se juntar às crianças e há actividades que até para nós eram divertidas!

A pretende conduzir as crianças através de uma viagem mágica ao seu futuro para descobrirem o seu talento natural, através das brincadeiras de infância preferidas, para depois explorarem o mundo das profissões nas 8 salas do Museu das Crianças. A viagem começa pela porta do armário encantado, e continua no labirinto do tempo, onde se podem ver estrelas, animais e planetas de outra dimensão!






Na sala da vocação, poderão mergulhar no futuro, na máquina do tempo, para depois descobrir o seu verdadeiro talento, no Talentódromo. Para tal, terão de descobrir o que mais gostam de fazer: se preferem ouvir histórias, fazer legos, cantar, ou fazer desporto, entre outras brincadeiras, para descobrirem o seu talento natural! As profissões no Museu das Crianças estão agrupadas por sala, por tipo de Inteligência, para permitir que as crianças explorem as profissões associadas, a determinado tipo de inteligência, que por sua vez está associado a determinadas brincadeiras de infância preferidas! É durante este percurso que encontramos a sala da Escola de Ritmos Um Bongo, onde as crianças formam uma banda de ritmos super animada! 







Depois de todas as actividades, num percurso que demora cerca de 2 horas a 2 horas e meia, segue-se o lanche, que quando o tempo permite se realiza no exterior, onde as crianças podem brincar à vontade enquanto comem as excelentes iguarias. O ponto alto foi sem duvida o momento de apagar as velas, quando todos se reuniram em redor da mesa para cantar os parabéns aos aniversariantes.






O jardim não é demasiado grande, o que facilita do ponto de vista de controlar um grupo de crianças ao ar livre, mas tem o espaço mais do que necessário para que brinquem à vontade, e estava super bem decorado!





Do ponto de vista da organização, achei que estava tudo irrepreensível! Os monitores são super atenciosos e conduzem as actividades com uma paixão que se sente e que facilmente transmitem às crianças. Ter uma sala com 20 crianças em silêncio a ouvir as explicações e envolvidos nas actividades não é tarefa fácil, mas a verdade é que conseguem-no na perfeição! O espaço está sem dúvida muito bem estruturado, as actividades são tão interessantes que seja com miúdos mais novos ou mais crescidos [que também tínhamos alguns] todos eles se envolvem e se divertem! Até os mais tímidos! 




O lanche tinha uma variedade imensa, tudo feito com muito bom gosto, decoração simples e requintada e tudo mesmo muito bom! O bolo de aniversário era uma coisa do outro mundo e os miúdos adoraram!! 


Parabéns aos organizadores, e um agradecimento especial à marca "Um Bongo" pela festa fabulosa que proporcionou à Carolina e ao Daniel. Todos os meninos sem excepção saíram de lá a dizer que se divertiram muito!

Sem comentários: