# Livros | Lion - A Longa Estrada para Casa


Recebi este livro de presente no meu aniversário. Como tinha outros em mãos, ficou na estante à espera de vez para ser lido. Na semana passada acabei o livro que estava a ler, e os olhos bateram neste. Peguei nele, comecei a ler e fiquei presa nas primeiras linhas.

«Com cinco anos de idade, na Índia, perdi-me e fiquei completamente sozinho. 25 anos mais tarde, na Austrália, finalmente arranjei maneira de encontrar a estrada de regresso a casa.» 

Quando Saroo Brierley se serviu do Google Earth para descobrir a aldeia onde nasceu do outro lado do globo e da qual tem muito poucas memórias, rapidamente se tornou notícia nos meios de comunicação social de todo o mundo. Saroo, de cinco anos, está numa estação de caminho de ferro, sozinho. Perdeu-se de Guddu, o irmão mais velho, que o acompanhava. Sem saber como regressar a casa, enfia-se num comboio acreditando que Guddu há-de encontrá-lo. No dia seguinte, porém, vê-se nas perigosas ruas de Calcutá, por onde deambula durante semanas para sobreviver, só e sem qualquer documento, perante a indiferença da multidão. Acaba por ser acolhido num orfanato e, mais tarde, adoptado por um casal australiano. Embora feliz na Austrália, com a sua nova família, que em vão tenta esforçadamente conhecer as suas origens, Saroo nunca deixa de pensar na mãe e nos irmãos que ficaram a quase meio mundo de distância. Anos depois, passa horas a perscrutar imagens do Google Earth na esperança de localizar e identificar referências da sua aldeia que lhe permitam reencontrar a mãe biológica. A Longa Estrada Para Casa é uma história verídica, comovente e intensa, que já inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. Um hino à esperança, ao poder dos sonhos e à coragem de nunca desistir.

Li este livro em três dias. Não ficava tão presa a uma história há muito tempo. É sem dúvida um livro que recomendo! Agora... preciso urgentemente de ver o filme!!

Sem comentários: