#60 As minhas receitas | Hummus


Se há coisa que eu adoro, são as entradas! Não posso receber amigos em casa sem ter uma mesa bem composta com entradas que nos permitam ir petiscando enquanto terminamos a preparação do jantar ou pomos a conversa em dia. Para mim, os queijos são essenciais, e ando com uma receita de queijo caseiro debaixo de olho mas ainda não a experimentei por isso para já não é do que vos venho falar. Hoje falo-vos de uma alternativa deliciosa ao paté, bem mais saudável, rápida de fazer e que rende uma enorme quantidade! 

O Hummus é um preparado típico da cultura árabe cujo ingrediente principal é o grão de bico. Pode ser consumido como acompanhamento, mas pessoalmente gosto muito como entrada. Fica óptimo servido com palitos de vegetais ou pão tostado. Já experimentei várias receitas [Já tinha partilhado aqui a receita do hummus de beterraba] e fiz várias adaptações e hoje partilho convosco a que mais gosto e que tenho repetido imensas vezes.


Húmmus

Ingredientes:

1 frasco de grão de bico cozido
3 colheres de sopa de sementes de sésamo
6 colheres de sopa de água
raspa e sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de colorau
sal e alho em pó a gosto (costumo fazer a olho mas experimentem 1 colher de café e rectifiquem se necessário)

Preparação:

Triturar todos os ingredientes num processador ou com a varinha mágica. Polvilhar com colorau, um fio de azeite e uma pitada de sementes de sésamo. Guardar num frasco no frigorífico por um período máximo de 1 semana.

Dica:

Se, como eu, não gostam de desperdiçar nada, podem aproveitar a água de conserva do grão, bater com uma batedeira de bolos e obtêm um preparado idêntico às claras em castelo que podem utilizar por exemplo para fazer um souflé como este que partilhei aqui. Este preparado pode ser aromatizado com raspa de laranja ou limão e incorporado num doce ou aplicado em suspiros.

Sem comentários: