# Healthy | 10 Hábitos Saudáveis das Pessoas Fit


Um dia destes li um artigo que falava sobre os 10 hábitos saudáveis das pessoas Fit. Pus-me a ler e a fazer o paralelismo para a minha vida, e tirei a brilhante conclusão de que não sou nada Fit! [Como se eu já não soubesse!]

Nos últimos tempos tenho treinado pouco. Não tenho conseguido manter o mínimo dos mínimos que são as idas ao Fitness Hut duas vezes por semana fazer os treinos com  o Pedro. Tenho ido todas as semanas, mas na maioria apenas uma vez. Longe ficou o meu objectivo de conseguir fazer 4 treinos por semana, que rapidamente percebi ser pura utopia para quem tem uma vida como a minha. A verdade é que assim é muito difícil conseguir cumprir objectivos, e apesar de ter perdido algum peso não consigo livrar-me da barriga nem aproximar-me do  que queria em termos de percentagem de massa gorda vs percentagem de massa muscular. O pouco peso que perdi nota-se ligeiramente, e amanhã seria dia de pesar mas tenho uma reunião de trabalho às 13h30 pelo que vou ter que faltar novamente.

A minha mudança de hábitos tem sido um processo. Tenho privilegiado cada vez mais uma alimentação mais saudável, tenho comido cada vez menos doces, menos hidratos de carbono, em particular à noite, tenho evitado refrigerantes e bebidas alcoólicas, enfim... tenho tido bastante atenção à minha alimentação. Não deixo de comer tudo o que me apetece e se me apetece muito um doce como-o, mas a minha rotina não passa por aí e em vez de regra, este tipo de alimentos passou a ser excepção.

Com isto o que é que notei? Que começo a tirar menos prazer de comer coisas que me davam muito prazer. Sinto-me enjoada com coisas muito doces, tenho digestões difíceis se abusar e não me apetece comer coisas que sei de antemão que me vão fazer sentir enfartada. Noto um progresso a este nível que me parece ser parte da reeducação alimentar que tenho tentado introduzir na família. Já me aconteceu pedir uma sobremesa depois do almoço e não a conseguir comer por ser demasiado doce, algo impensável há uns tempos atrás!

No fim de semana aconteceram dois episódios que me fizeram perceber o quanto isto tem pesado lá por casa em todos e não só em mim. Num deles, o Daniel pediu para beber chá à refeição. E quando falo em chá, era uma infusão de mirtilo e morango, fresca, pois tenho por hábito ter sempre chá gelado no frigorífico. Não tinha açúcar nenhum, pelo que seria pouco apelativo para uma criança. O Daniel pediu, bebeu e repetiu. O outro foi pedirem bolo da festa de aniversário deles, e o Daniel perguntar se podia comer só o bolo e tirar a pasta de açúcar! Esta então, deixou-me particularmente feliz! A Carolina não gostou do chá e comeu a pasta de açúcar, mas acredito que com o tempo haverá de lá chegar. 

Isto para chegar ao título do post! Quais são os 10 hábitos saudáveis das pessoas Fit? Façam o teste, e contem-me a que conclusões chegaram! São como eu, um projecto de Fit, ou são realmente pessoas Fit?

10 Hábitos Saudáveis das Pessoas Fit

1 – São organizadas
Para atingir os seus objetivos, as pessoas fit são sempre muito organizadas com a rotina diária, especialmente com as suas refeições e treinos. Elas têm um plano alimentar estabelecido, e por norma sabem antecipadamente o que vão comer. Têm também um plano de treino estruturado, garantindo que nunca irão faltar aos treinos.

[Não tenho um plano alimentar rígido e a parte de faltar aos treinos tem que ser melhorada]

2 – Cumprem as suas promessas
Se planearam treinar nesse dia, elas vão, mesmo que apenas tenham 20 minutos. Se prometeram cortar no açúcar do café, fazem-no. O Fitness é algo que se constrói através de pequenas escolhas diárias e melhorias constantes e, para se conseguir isso, é essencial haver disciplina.

[Por mais disciplina que tente ter, amanhã não tenho como não faltar ao treino]

3 – Fazem da alimentação saudável um estilo de vida
As pessoas não se tornam fit da noite para o dia, mas sim através de mudanças permanentes no seu estilo de vida. Nesse sentido, comer de forma saudável deve ser um hábito incorporado no estilo de vida das pessoas, e não uma dieta da moda com curta duração. Apenas com isso em mente é possível ser-se realmente fit.

[É neste processo que me encontro! Cada dia melhor, mas com um caminho para percorrer]

4 – Não restringem alimentos
As suas refeições são sempre coloridas, diversas e cheias de sabor. As pessoas fit não restringem tipos de alimentos, no entanto, fazem escolhas inteligentes, como, por exemplo, optar por pão integral em vez de pão refinado, ou abacate em vez de maionese. Até podem fazer uma cheat meal de vez em quando, e não há problema, pois 90% das vezes elas mantêm o foco na dieta.

[O processo de conseguir cozinhar coisas saudáveis mas saborosas, e que nos deixem satisfeitos, é uma aprendizagem. Tenho pesquisado muito, lido muitas receitas e testado muitas técnicas, e tenho cozinhado realmente de modo diferente com resultados muito satisfatórios]

5 – Não saltam refeições
As pessoas fit levam o seu plano nutricional muito a sério, por isso, saltar refeições é impensável para elas. Para ter energia para os treinos, construir músculo e manter o controlo do seu peso, elas fazem por comer sempre um bom pequeno-almoço pela manhã e várias refeições equilibradas ao longo do dia.

[Não tendo um plano nutricional, tenho tentado cada vez mais comer várias vezes. Levo snacks para o trabalho e vou comendo ao longo do dia. Assim, evito ter muita fome na hora das refeições principais e consigo ficar satisfeita com menos quantidade]

6 – Mantêm-se hidratadas
É muito importante que o corpo esteja sempre hidratado para funcionar correctamente e, para isso, as pessoas fit fazem por beber bastante água ao longo do dia (pelo menos 1 litro e meio de água por dia). A água é a sua bebida principal, ao passo que outras bebidas, como refrigerantes e vinho, são excepções ocasionais.

[Por sistema bebo pouca água. A forma que encontrei de contornar isso é fazer chá. Tenho bebido imenso chá fresco e há dias em que já consigo ultrapassar o 1,5L]

7 – Pegam em pesos e variam os treinos
De forma a construir músculo, tonificar o corpo e ficar em forma, as pessoas fit incluem no seu plano de treino exercícios com cargas altas. Fazer apenas cardio não é o suficiente! Além disso, os treinos de musculação ajudam a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias durante o dia. Elas também variam os treinos e o tipo de exercícios de forma a surpreender os músculos, evitando a sua adaptação.

[Neste ponto tenho que ter muita contenção devido aos meus problemas de coluna. O Pedro Pascoal vai-me variando os treinos mas com moderação nos pesos.]

8 – Dormem o suficiente
Se as pessoas fit se querem verdadeiramente comprometer com um estilo de vida saudável, então dormir deve ser uma das suas principais prioridades. Dormir o suficiente é essencial para um funcionamento saudável do corpo e para as pessoas realmente verem os resultados dos seus esforços diários. As dietas e os treinos não vão dar resultado sem o descanso adequado. Para tal, é importante dormir todos os dias entre 7h a 9h.

[Não consigo dormir sempre 7h, e mais do que isso então é impossível. Daí que tenho sempre vontade de dormir mais do que o que durmo]

9 – Ouvem o seu corpo mas não ficam obcecados com a sua aparência
As pessoas saudáveis e fit estão sempre em sintonia com o seu corpo, ouvindo todos os sinais, compreendendo quais as suas necessidades e providenciando-as. Por outro lado, elas não se pesam ou olham ao espelho todos os dias. Não há necessidade de elas se preocuparem constantemente com a aparência do seu corpo pois o seu estilo de vida saudável por si só já toma conta disso.

[Haverei de chegar aqui um dia! ]

10 – Têm sempre pensamento positivo
Elas não se martirizam com pensamentos negativos e não se comparam com os outros, pois estão focadas nos seus próprios objetivos e evolução. Têm sempre um pensamento positivo, reforçando afirmações como “Eu sou forte”, “Eu sou saudável”, “Eu consigo fazer isto” e “Eu sou feliz”.

[Tento sempre ser positiva! Desistir nunca!]

Sem comentários: