# Turismo a dois | Hotel Casa Palmela


Com o enorme crescimento que o turismo tem tido em Portugal nos últimos anos, a oferta turística de qualidade tem vindo a ganhar terreno. Nas grandes cidades e arredores já encontramos unidades muito apetecíveis e com excelentes condições, mas até há pouco tempo atrás, a Margem Sul, estava esquecida. Foi essa lacuna que o Hotel Casa Palmela veio preencher.



A primeira unidade hoteleira de cinco estrelas de Setúbal abriu as portas em Outubro do ano passado em regime de soft opening. Com esta estratégia, segundo Salvador Holstein, o proprietário, "conseguimos afinar os detalhes, colmatar as falhas e assegurar que o nosso serviço é de excelência". Nós fomos até lá e a poucos quilómetros de casa encontrámos um refúgio completamente inesperado.

Quem já percorreu a Estrada Nacional 10, entre Azeitão e Setúbal, provavelmente já reparou que há um palacete lindo do lado direito, mesmo antes de chegar a Setúbal, que esteve meio abandonado durante anos. Eu lembro-me de reparar nele desde sempre, e de imaginar quem teria lá vivido. Foi da recuperação desta antiga casa senhorial, inserida numa propriedade com mais de 70 hectares e um passado que remonta ao século XVII, que nasceu o Hotel Casa Palmela. O edifício principal é imóvel classificado de Interesse Municipal pela arquitectura e azulejaria, e a traça original do edifício e da zona envolvente foi totalmente preservada.

Situado em pleno coração do Parque Natural da Arrábida, e aprovado por esta entidade como hotel de turismo natureza, o Hotel Casa Palmela oferece uma estadia única, de luxo e conforto, em perfeita harmonia com a Natureza.

A partir do momento em que passamos o portão, deixamos literalmente para trás das costas o resto do mundo. A casa está virada para a Serra pelo que rapidamente esquecemos que estamos tão perto da cidade. Sentimo-nos sim numa espécie de retiro, numa espécie de oásis. Ali, é fácil desligar e esquecer o dia a dia.


O Hotel dispõe de 20 quartos, com tipologias e características diferentes, com um restaurante onde se serve comida tradicional Portuguesa e piscina. Disponibiliza também diversas experiências outdoor, como passeios pedestres, a cavalo ou de barco.


Chegámos a uma sexta feira, já ao final do dia, e fomos de imediato conduzidos ao nosso quarto. Com uma decoração suave e reconfortante, os quartos estão virados para a Serra proporcionando aos hóspedes uma vista luxuriante através de uma varanda que pretende ser o prolongamento do quarto. O sítio perfeito para relaxar, ler um bom livro ou simplesmente apreciar a vista.



Instalámo-nos, tomámos um duche [com as maravilhosas ammenities da Rituals!] e preparámo-nos para o jantar. A sala de jantar, à semelhança de todo o hotel, está repleta de pormenores que contam um pouco da história da casa e da família o que nos faz sentir em casa. O staff é muito atencioso, sempre com todo o cuidado com os detalhes, e a refeição foi muito agradável!



 




Depois do jantar, e antes de voltarmos ao quarto, explorámos um pouco da história da casa apreciando cada recanto, cada peça decorativa, cada pormenor. A verdade é que numa casa tão cheia de história acabamos por sentir que ela quase fala connosco através dos seus objectos.







Adorei este livro de cartas que contavam o dia a dia da quinta, escritas de pai para filho algures na década de 1950. 



Acordar num local como este é um bálsamo para a alma. A tranquilidade, o silêncio... é tudo perfeito para quem procura momentos recatados e de sossego. Abrimos a janela e ficámos a ouvir os passarinhos e a apreciar a vista para a serra.


Como não queríamos perder tempo, despachámo-nos e fomos tomar o pequeno almoço. A sala já conhecíamos do jantar da noite anterior, mas vista à luz do dia parecia outra! E claro, a vista era a mesma do quarto. Quando a temperatura exterior o permite, o pequeno almoço pode também ser servido no exterior, onde será também muito agradável. O staff não se poupou a esforços para nos providenciar um pequeno almoço digno de um palácio, recheado de tudo o que possam imaginar!





O Hotel Casa Palmela é um projecto do grupo Once Upon a House, que detém o Boutiquehotel Alecrim Ao Chiado e os apartamentos Alfama Yellow House, em Lisboa.

Em breve, mais novidades chegarão deste magnífico lugar e prometemos contar-vos tudo! Mas por agora, fiquem com algumas imagens do nosso passeio matinal pela propriedade, num dia lindo de Sol, que embora fresco, se revelou perfeito para este passeio.










Hotel Casa Palmela
Quinta do Esteval
Estrada Nacional nº 10, km 33,5
2900 – 722 Setúbal
Coordenadas GPS: 38°31'21.1"N 8°56'42.1"W

Sem comentários: