# Dicas para mães | Dia Mundial do Brincar

 
[Foto tirada pelo Pau Storch no Brunch da ISWARI]

Já aqui falámos por diversas vezes da real importância que o acto de brincar tem. Nem sempre o valorizamos, mas a verdade é que devemos fazê-lo! Foi mais ou menos por esta altura, há um ano atrás, que fiquei a par dos resultados de um estudo de investigação precisamente sobre este tema. Não que tenha sido novidade para mim, mas acabou por me deixar a pensar, e a verdade é que mudei alguns dos meus hábitos.

Cada vez mais vemos que o “tempo livre” das crianças é tudo menos livre e a ciência comprova, agora, a importância desta liberdade para brincar não só em casa, como na rua e até na escola. Sabemos da dificuldade que as famílias vivem, nos dias de hoje, por não terem tempo para brincar com as suas crianças. Aliás, atrevo-me a dizer que o vivemos na primeira pessoa um pouco todos os dias!



Comemora-se no próximo domingo, dia 28, o Dia Mundial do Brincar. Brincar é algo muito sério, tão sério, que foi criado o Dia Mundial do Brincar (World Play Day), por iniciativa da International Toy Library Association (ITLA), comemorado a 28 de Maio em mais de 40 países. Em Portugal, o Sector da Actividade Lúdica do IAC tem promovido nos últimos anos a comemoração deste dia junto de escolas, empresas e espaços lúdicos e em 2017 será também comemorado nos Jardins do Palácio de Belém.

Este evento terá lugar nos Jardins do Palácio de Belém, dia 28 de Maio, das 10h às 17h e será de entrada livre para toda a família. Terá inúmeras actividades gratuitas tais como: pinturas faciais, insufláveis, shiatsu, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais, circuitos de actividade física, actividades artísticas, entre outras.

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada em 1983, e que tem como Presidente Honorária a Dr.ª Manuela Eanes. O IAC é hoje uma importante realidade apoiando a Criança e a Família em Portugal. A Defesa e Promoção dos Direitos da Criança tem sido o seuo grande objectivo e prioridade nestes 34 anos de existência. Dentro dos princípios orientadores do IAC, nasceu o projecto Actividade Lúdica com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a defesa do direito de brincar (artº 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança).

Podem saber mais aqui, ou na página dedicada ao evento aqui


1 comentário:

Xica Maria disse...

Será que há algo do género no Porto?