# Dicas para mães | Danoninho para levar | Saudável mas não tanto


No que respeita à alimentação, tento optar o mais possível por escolhas saudáveis mas sem fundamentalismos. Dou uma vista de olhos aos rótulos e escolho com consciência do que estou a comprar, mesmo quando por vezes compro coisas que não são assim tão saudáveis. Mas, há uma coisa que me incomoda, que é a publicidade enganosa. Produtos que são comercializados com slogans de alimentação saudável quando são tudo menos saudáveis...


O Daniel e a Carolina adoram comer purés de fruta e iogurtes e têm uma adoração especial pelos que têm embalagens tipo saqueta, a que chamam: pote de espremer. Recentemente chegaram ao mercado uns novos Danoninhos, neste formato, que se anunciam como sendo um novo produto Danonino nutricionalmente adaptado, que aguenta até 4 horas fora do frio. [O que convenhamos, é muito prático!]
Numa visita ao supermercado, viram estes novos Danoninhos e pediram para comprar. Comprei, até porque estava curiosa com o facto de não precisarem de frio por 4 horas, e nem li o rótulo, porque na verdade a maioria destes produtos têm mais ou menos a mesma constituição, e não sendo exemplares em termos nutricionais, também não são o pior que há. Mas depois de chegar a casa fui ler o rótulo e confesso que me senti um pouquinho "enganada".


A regra básica para entender os rótulos, é que as quantidades presentes são normalmente maiores consoante a ordem em que o ingrediente surge na listagem. Olhando para este rótulo, sobressai imediatamente em 2.º lugar o açúcar, o que por esta ordem de ideias nos dá a entender imediatamente que este produto tem imenso açúcar adicionado. Ora se assim é, como é que a marca está a promover o produto com o mote: "Lanche saudável que as crianças adoram" ? Como saudável? 

Fiquei frustrada porque esperava que a constituição fosse um pouquinho melhor, mas a presença de açucares adicionados desiludiu-me. Para mim a utilização de slogans "saudáveis" devia ter regras de aplicação, porque a verdade é que o consumidor é sugestionável e muitas vezes vai atrás destes slogans e acaba por comprar produtos que não são assim tão saudáveis. O que acham disto?

Sem comentários: