#56 As minhas receitas | Bolo de laranja e maçã bravo esmolfe


Conheci a Terrius quando me veio parar às mãos uma pequena embalagem de farinha de bolota com que experimentei fazer uma massa de pizza que ficou uma maravilha. Procurei saber mais sobre os produtos que comercializam e descobri todo um novo mundo de desafios à minha criatividade culinária. A Rita, que é um amor, fez-me chegar um conjunto de produtos especiais para testar e inventar, e hoje trago-vos uma receita confeccionada com um desses produtos - Farinha de maçã bravo esmolfe.


A Farinha de maçã bravo esmolfe pode ter várias aplicações. A primeira e mais básica, é o puré de maçã. Para tal, basta juntar um 2 partes de água com 1 parte de farinha e levar a lume brando mexendo até ligar. Mas não foi esse o destino que eu lhe quis dar! Andava com vontade de fazer umas alterações à minha receita de bolo de laranja [que faço imenso porque os miúdos adoram] e decidi testar com esta farinha. Tive a ajuda da Carolina, que fez questão de inspeccionar cada passo e foi a primeira a experimentar a massa ainda em cru.


Bolo de laranja e maçã bravo esmolfe

Ingredientes:

2 laranjas inteiras
sumo de 3 laranjas
40g stevia
120g iogurte natural
4 ovos
1 colher chá fermento
150g farinha de maçã bravo esmolfe
50g farinha de trigo

Preparação:

Espremer o sumo das 3 laranjas e reservar.Cortar os topos às restantes 2 laranjas e colocar no processador juntamente com o sumo reservado. [Bimby 1 min vel 9].




Juntar o iogurte, os ovos, a stevia e misturar bem [Bimby 1 min vel 3]. Adicionar depois as farinhas e o fermento e envolver [Bimby 1 min vel 1]


Untar uma forma de coroa com azeite e polvilhar com farinha. Deitar o preparado e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC.


Este bolo fica macio e com uma consistência densa. Se preferirem um bolo de textura mais fofa têm que adicionar um pouco de óleo ou outra gordura e mais 50g de farinha de trigo. Nós gostámos desta versão e vamos repetir! A farinha dá-lhe um gostinho mesmo muito bom!


 

Sem comentários: