#25 Restaurantes | Mercantina Chiado com crianças


Já conhecíamos a Mercantina do Chiado, mas nunca tínhamos lá ido em família. Aproveitámos um domingo em que estaríamos por Lisboa todo o dia, e decidimos passar por lá para almoçar. O Chiado é um dos nossos locais de eleição em Lisboa, e a carta da mercantina está mais do que preparada para receber crianças por isso seria certamente um almoço muito agradável! 

A Mercantina é tudo o que procuramos quando pensamos em fazer uma refeição fora de casa com as crianças. Todos sabemos que entreter miúdos à mesa pode ser desafiante, e por isso há que encontrar formas de os distrair. Normalmente, levamos livros, desenhos de colorir e outras coisas que lhes possam agradar para que se distraiam enquanto esperam pela comida, mas na Mercantina não precisamos de nada! Desde a extrema simpatia do staff que nos ajuda de imediato a lidar com as exigências dos mais novos, ao cuidado na escolha da mesa para que se sintam fora da "confusão", à quantidade de ideias que desenvolveram para proporcionar aos mais novos uma experiência divertida a verdade é que uma refeição na mercantina é realmente uma refeição kids friendly!

Logo à chegada, o Daniel e a Carolina foram cumprimentados e foram-lhes oferecidos materiais para que brincassem à mesa! Já ouviram falar em Cara de Pizza? A pensar nos mais pequenos, a cucina per amici disponibiliza a todas as crianças até aos 8 anos um menu próprio, criado a pensar nos seus gostos mais simbólicos, e um desafio muito especial para completar: o desafio Cara de Pizza. A par de um novo menu, em cada visita ao restaurante há um jogo destacável, que desvenda um conjunto de boca, nariz ou olho, que permite aos mais novos fotografar-se com cara de pizza.






Além dos jogos que surgem para completar no verso de cada destacável – une os pontos, descobre as diferenças, atreve-te a colorir entre outros – o objectivo é que os pais ajudem a fotografar a cara de pizza mais original e partilhem os melhores momentos nas redes sociais, através da hashtag #caradepizzamercantina. 



Mas, brincadeiras à parte, falemos do que nos levou lá: a comida! para os miúdos, a tradicional pizza marguerita, com a deliciosa massa das pizzas da mercantina e o toque delicioso do mangericão fresco, que eu pessoalmente adoro e os miúdos também gostaram! 



Para nós, escolhemos fazer uma espécie de degustação, optando por partilhar vários pratos o que nos permitiu experimentar uma maior variedade. Começámos pelo Carpaccio de novilho com batata doce, com umas lascas de parmesão, uma textura e um sabor divinais!


Seguiu-se o delicioso Spaghetti al nero di seppia con gamberi e salsa di crostacei profumata alla vaniglia [Spaghetti de tinta de choco, com bisque aromatizada com baunilha e camarões salteados]. Cá em casa gostamos muito de esparguete com tinta de choco e de vez em quando fazemos, mas nunca  tão bem apurada e saborosa como esta! Estava uma verdadeira delicia!


Seguiu-se uma Pizza  Dalla Terra, que é simplesmente a melhor pizza que já comi na minha vida! Com creme de trufa branca, bresaola, mozzarella, cogumelos, rúcula e parmesão lascado. A mistura de sabores é tão diferente e tão perfeita que só de pensar nela fico com água na boca!! Uma coisa do outro mundo!!


Para terminar em beleza um trio de sobremesas que incluiu o ananas al limoncello e spezie [Abacaxi marinado com limoncello e especiarias], o Classico Tiramisú e o Millefoglie ai lamponi e limoncello [Mil-folhas de framboesas e creme de limoncello]. Todos muito bons, e dos quais elegi o ananás como o mais fora do comum.


A Mercantina Chiado é um dos 4 restaurantes de Lisboa que têm o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana(AVPN), um prémio que é considerado a estrela Michelin das Pizzas. Os ingredientes usados nas pizzas são preponderantes para que seja atribuído o prémio, e neste caso destacam-se o presunto de Parma, tomate San Marzano, mozzarella DOP e farinha Caputo. A massa descansa por mais de 24 horas antes de ser trabalhada e ir ao forno Stefano Ferrara, que veio directamente de Nápoles.

Se procuram um sitio giro para uma refeição fora com crianças deixo-vos esta sugestão! Para além de comerem muitíssimo bem, têm um atendimento kids friendly e vão conseguir usufruir de uma refeição tranquila e divertida!

Mercantina Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários: