# Our family | Rapazes versus Raparigas | As diferenças


A cada dia que passa, as diferenças de género são mais visíveis cá por casa. As coisas que cada um prefere fazer, a forma como reagem, ou até os pormenores a que dão atenção. É curioso observar este fenómeno!


Um dia destes, estava sentada nos degraus da escada de casa a calçar-me quando aparece o Daniel e se senta ao meu lado. Olha para mim [estava de vestido] e diz:

"D: Mãe, puqué que tens as pénas à mosta?"

Sorri, olhei para ele, e iniciou-se o seguinte diálogo:

"Eu: Filho porque tenho um vestido
D: Mas tá muito mamã...
Eu: Não está amor! É porque como estou sentada e a saia sobe. Quando eu me levantar já vais ver que não.
Ainda pouco convencido diz me:
D: Então levanta lá pa eu vê"

Para a Carolina, o facto de eu estar de vestido apenas a deixou feliz. Disse qualquer coisa sobre como eu ficava mais bonita de vestido [é doida por vestidos e se pudesse era só o que vestia!], mexeu na saia, espreitou de todos os ângulos e seguiu. Avaliou apenas a parte estética, se gostava ou não do vestido em si e se me ficava bem.

Já o Daniel não ligou nenhuma ao vestido nem fez qualquer observação de qualidade sobre se me ficava bem ou não. A sua única preocupação foi que eu mostrava demais a perna! [Tenho em casa um pequeno machista de 4 anos!] Estarão os rapazes pre programados para reparar neste tipo de detalhes?

Seria esta observação dele um sintoma de protecção para que a sua mãe não ande a mostrar as pernas na rua ou seria mais virado para o lado masculino inato cujo olhar tendencialmente pende para reparar em pernas e decotes? O que é que vocês acham?

Sem comentários: