# Our family | Filhos! Vamos Tirar Férias dos Nossos?


Tirar férias dos filhos pode ser uma boa aposta. Para nós, e para eles! Já experimentaram?
Nesta época festiva de Páscoa a maioria das crianças estão de férias. As escolas encerram e os pais são "forçados" a tirar férias, encontrar actividades de tempos livres para os filhos ou deixá-los com os avós. Cá por casa ainda não há férias escolares, mas este ano, pela primeira vez, o Daniel e a Carolina tiveram férias de Páscoa. Aliás, tiveram eles, e tivemos nós!

No ano passado, nos dias que antecedam a nossa entrada de férias de Verão, porque havia muito poucas crianças no colégio o Daniel e a Carolina começaram a pedir para não ir. Nós não tínhamos hipótese de ficar com eles, até porque normalmente os dias que antecedem as férias são sempre dias de maior stress e mais trabalho, mas podiam ficar com os avós maternos. Colocámos essa questão e eles concordaram imediatamente. Passaram por isso 3 noites com os avós. Foi a primeira vez que estiveram mais do que 1 noite sem nós, e confesso que me fez alguma confusão, mas a verdade é que ajudou a que deixássemos tudo mais organizado e fossemos de férias mais tranquilos. E para eles, foi a maior diversão.


Na semana passada pediram para ir de férias para  casa dos avós, e estando o tio Gabriel e o Avô Rui de férias, não foi nada difícil de concretizar e lá foram. O avô veio buscá-los na 4.ª feira ao final do dia, e seguiram directamente do colégio despedindo-se e dizendo que queriam ficar lá muitos dias.


Ficaram lá 4 noites, batendo um record de estadia fora de casa, e para nós [confesso] foi uma benção! Não posso dizer que fizemos imensas coisas nestes dias mas a verdade é que fizémos coisas que dificilmente conseguiríamos gerir com eles por perto. Para além do que fizemos, houve ainda o que não fizemos. Dormir até tarde por exemplo é uma coisa que jamais acontece cá em casa, e este fim de semana, aconteceu! E passar por exemplo um dia inteiro em casa de pijama a ver filmes e séries, a dormir sestas e não querer saber de rotinas da casa, roupas, refeições nem coisa nenhuma? Check! Foi o nosso sábado de Páscoa! 


Quanto a eles, fartaram-se de passear, foram visitar a bisavó Luísa, foram à praia, brincaram no campo, e até tiveram direito a piscina pois o avô quando viu a meteorologia resolveu montar a piscina do ano passado e deixa-los fazer de conta que já era Verão!


Ontem lá fomos ter com eles para um almoço de Páscoa em família e estavam felizes da vida! Na terceira noite houve um momento em que vacilaram e houve choro para adormecer. O Daniel queria a casa dele e a mamã e o papá. A Carolina acabou por se deixar influenciar pelo irmão e choramingou também. Foi preciso a paciência da avó Ana para lhes dar a volta e lá acabaram por adormecer.


A verdade é que deixámos os nossos filhos com os avós 5 dias e não sentimos a mínima culpa. Para mim, foi a primeira vez em que senti que não havia mesmo razão para me preocupar e estes dias souberam-me mesmo bem! Há alturas em que férias uns dos outros são necessárias e só fazem bem! É bom para eles e é bom para nós! E havendo avós que tenham a possibilidade de ficar com os netos é excelente! Eu passei muito tempo com os meus avós, maternos e paternos, e só serviu para criar um vínculo maior com eles. Neste caso para além dos avós ainda têm o tio o que faz com que a brincadeira seja ainda melhor! Foram umas boas férias!



E vocês? Costumam tirar férias dos vossos filhos?

Sem comentários: