#52 As minhas receitas | Hummus de Beterraba [Powered By Courelas do Monte]



Já partilhei convosco neste post parte do que tem sido a nossa experiência com as Courelas do monte. Mas a verdade é que ainda muito mais há para contar! Temos recebido cestas com periodicidade quinzenal e em cada uma que recebemos temos uma nova surpresa. Tenho aprendido muito sobre várias espécies de couve e tenho inventado ainda mais para encontrar novas formas de cozinhar que aproveitem ao máximo os ingredientes de excelente qualidade que me chegam a casa. 

Na semana passada a novidade foram as beterrabas amarelas. Confesso que nem sabia que existiam e ainda não fiz com elas o que tenho pensado mas não são lindas?


Mas hoje falemos de Beterraba vermelha. Até conhecer as Courelas do Monte não dava grande importância a este vegetal. A ideia que tinha era que sabia a terra, uma recordação vaga de a ter provado ralada em salada em casa da minha avó há uns anos, mas não é uma coisa que se utilize regularmente em casa dos meus pais e como tal, não me habituei a usá-la. Mas, andava com uma coisa atravessada! Já ouviram falar de Hummus?

Hummus é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão-de-bico cozido e espremido, taíne, azeite, suco de limão, sal e alho. Existem algumas variações à receita, mas andava há imenso tempo com vontade de experimentar, quer porque achava que devia ser óptimo, quer por ser uma alternativa saudável a patês quando por exemplo recebemos visitas em casa. Já tinha pensado nisso várias vezes, mas sempre que dispunha a fazer, adiava porque não tinha taíne. Até que decidi inventar...


Um dia depois do trabalho, cheguei a casa e quando comecei a tratar do jantar estava com fome, chateada com um dia de trabalho menos bom e decidi que me apetecia um copo de vinho e qualquer coisa para petiscar enquanto cozinhava. Não tinha grandes opções em casa, e decidi que era dia de fazer o meu hummus! Pensei na receita e nos ingredientes, e decidi experimentar fazer um Hummus de Beterraba! Comecei a preparar tudo e deparei-me com a falta do taíne. Resolvi a coisa de forma rápida. Ora vejam:

Hummus de Beterraba

Ingredientes:

2 beterrabas cozidas e escorridas 
1 lata pequena de grão cozido
2 dente de alho
sumo de 1 limão
3 colher de sopa de sementes de sésamo
Azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação:

Partir a beterraba em pedaços pequenos e levar ao lume para cozer até ficar macia. Escorrer e reservar. Colocar o grão escorrido no copo misturador e processar com a varinha mágica até ficar em puré. Juntar o alho, as sementes de sésamo, o sumo de limão, um fio de azeite e os temperos a gosto. Processar e caso seja necessário juntar um pouco de água para homogeneizar. Juntar a beterraba bem escorrida e processar até obter uma pasta homogénea.


Neste dia servi directamente em tostas porque não tinha mais nada em casa, mas nos dias seguintes voltei a repetir [porque guardei num frasco no frigorífico e manteve-se óptimo durante cerca de duas semanas] com grissimos, ou com palitos de vegetais: cenouras, aipo, pepino, courgette, batata doce ou na verdade com o que vos apetecer! Bom apetite!!

Sem comentários: