#49 As minhas receitas | Os "meus" scones


No fim de semana passado publiquei uma fotografia de um cesto de scones. Faço scones há tantos anos que já nem sei quando comecei, e a receita que uso é sempre a mesma e é infalível! Pediram-me tanto, que aqui fica! [Tenho a sensação de que já a tinha partilhado anteriormente mas não encontrei]

Esta receita originalmente veio de um livro de culinária da Farinha Branca de Neve que a minha mãe tem há muitos anos. Com o passar dos anos foi aperfeiçoada e acrescentei algumas alterações que lhes conferem uma melhor consistência. Ficam leves e fofos e são uma verdadeira maravilha!

Scones

Ingredientes:
320g farinha
40g açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
30g margarina amolecida
100g leite meio gordo ou gordo
1 ovo
2 claras
1 pitada de sal

Preparação:
Misturar os ingredientes todos numa taça grande, começando pelos sólidos. Misturar muito bem com uma colher de pau. Com as mãos enfarinhadas, formar bolinhas e colocar num tapete de forno. Levar ao forno a 180º C até ficarem dourados.

Notas:
Alguns pormenores importantes! Uso sempre farinha branca de neve, e das poucas vezes que não o faço, nota-se logo uma enorme diferença na consistência dos scones. O leite deverá ser preferencialmente meio gordo ou gordo, pois o leite magro não encorpa o suficiente. Podem adicionar nozes picadas grosseiramente, pepitas de chocolate, passas de uva, ou o que vos apetecer na massa antes de levar ao forno! Ficam uma delícia. O facto de moldarem os scones à mão e com farinha faz com que fiquem mais macios e cresçam. Já os tenho feito com colheres de sopa e não ficam iguais.

Sirvam-nos quentinhos com manteiga ou compotas e acompanhem com cacau quente ou um bom chá! Cá por casa, aos domingos, muitas vezes os scones são o nosso jantar! Um ritual que já tínhamos e que mantivemos desde que fomos pais, e miúdos adoram |

4 comentários:

Andreia Palma disse...

Não se batem as claras? É a manteiga pode ser derretida no micro ondas?

Andreia Palma disse...

Têm óptimo aspecto.

Andreia Palma disse...

Têm óptimo aspecto.

Sara Branco disse...

Não se batem claras :) e a manteiga eu derreto no microondas sim! Beijinho