#44 As minhas receitas | Frango Teriyaki com legumes


Hoje não pensei no que me apetece fazer para o jantar. Saí de casa de manhã atrasada e nem tive tempo para planeamento. Decidi por isso dar uma volta aos meus arquivos de receitas e escolhi o que quero fazer! Uma coisa bastante simples, rápida, saudável e tão saborosa! Ora vejam!


O Molho Teriyaki é um condimento muito utilizado na cozinha oriental. Normalmente costumo usá-lo para temperar sashimi, mas desta vez decidi experimentar cozinhá-lo. Mas afinal o que é o molho teriyaki? Na sua essência não é mais do que molho de soja adoçado, embora tenha outros condimentos como o gengibre, vinagre e saquê. Pode ser preparado em casa, ou comprado já feito e confere um sabor muito agradável em tempero de peixes crus e carnes grelhadas. 

Frango Teriyaki com legumes

Ingredientes:

3 peitos de frango
1 pé de bróculos
2 cenouras
1 cebola
1 ramo de coentros
1 embalagem de tomate pelado
Molho Teriyaki q.b.
sementes de sésamo
Azeite
Sal e pimenta


Preparação:

Cortar o frango aos cubos, e saltear no Wok com molho teriyaki a gosto, uma pitada de sal e pimenta. Enquanto o frango cozinha, picar a cebola, cortar as cenouras e os bróculos em pedaços e picar os coentros. Deixar reduzir o molho e quando estiver cozinhado retirar do lume e reservar. 


Sem lavar o Wok, deitar um fio de azeite e alourar a cebola. Juntar as cenouras e os bróculos, tapar e deixar cozinhar. Quando os legumes estiverem amolecidos, juntar o tomate e misturar bem. Deixar cozinhar, rectificar temperos e juntar os coentros picados misturando bem. 



Quando a mistura se apresentar cozinhada e sem água, juntar novamente o frango previamente reservado, juntar mais um pouco de molho teriyaki caso seja necessário e deixar apurar tapado em lume brando. Servir imediatamente e polvilhar com sementes de sésamo. Bom apetite! 

Sem comentários: