#46 As minhas receitas | Empadão de atum com puré de couve flor


Começamos a semana com uma sugestão culinária rápida, saudável e tão saborosa que eu própria fiquei surpreendida! Ultimamente tenho tentado inovar ao máximo nas refeições cá de casa, inventar alternativas aos tradicionais acompanhamentos, e a verdade é que tenho tido óptimas surpresas! Um dia destes cheguei a casa mais tarde, o que complica toda a logística familiar pelo que optei por fazer um empadão rápido. A ideia era fazer com batata doce mas como não havia, optei por couve flor. 


A couve flor rende imenso, pelo que uma couve faz uma quantidade de puré suficiente para um empadão para 4 pessoas. Super prático! Os miúdos adoraram e nós também! Experimentem!

Empadão de atum com puré de couve flor

Ingredientes:

1 couve flor
sal 
pimenta
noz moscada
1 chávena de café de leite
2 latas de atum

Preparação:

Lavar a couve flor e separá-la em floretes. Cozer em água e sal. Enquanto a couve coze, escorrer o atum, colocá-lo numa taça e desfiar com um garfo. Reservar. Depois da couve cozida, escorrer a água, juntar o leite, a noz moscada e uma pitada de pimenta preta moída na altura. Com a varinha mágica triturar até ficar com a consistência de puré. Num tabuleiro de forno colocar uma camada do puré, deitar o atum por cima e espalhar de modo uniforme e finalizar com o restante puré. Levar ao forno a 180ºC até tostar.

Nota: Podem colocar gema de ovo por cima antes de levar ao forno. Podem saltear o atum em cebolada antes de o adicionar ao empadão. Ambas as opções ficam óptimas.

Sem comentários: