#45 As minhas receitas | Bolo de Laranja com aveia e amêndoa


No fim de semana apeteceu-me fazer um bolo. Aproveitei um bocadinho em que a Carolina estava a dormir no sofá e os rapazes tinham ido comprar lenha, e fui para a cozinha dar voltas à cabeça para escolher uma receita de um bolo saudável mas que me satisfizesse. Como não encontrei nenhum, decidi inventar, e tive sorte porque o resultado foi delicioso!


 Sou fã da receita do bolo de laranja do livro base da bimby, e já o fiz inúmeras vezes, mas desde sempre me chateou que levasse óleo. Já tinha pesquisado sobre alternativas, já tinha experimentado substituir por óleo de coco mas até agora nenhuma solução me tinha agradado completamente. Desta vez, para além do óleo, quis também  que o bolo não tivesse farinha de trigo nem açúcar. E consegui! Para meu registo pessoal e para que vocês também o possam experimentar, aqui fica a receita!


Bolo de Laranja com aveia e amêndoa

Ingredientes:
200g farinha de aveia ou 200g  flocos de aveia
100g farinha de amêndoa ou 100g miolo de amêndoa pelada
1 laranja inteira e sumo de outra
120g mel
100g iogurte grego natural ligeiro
4 ovos
2 colheres de chá de bicarbonato
2 colheres de chá de chia

Preparação:
Eu usei flocos de aveia e miolo de amêndoa por isso comecei por moer os flocos de aveia 10seg/vel9 na bimby ou outro processador de alimentos. Reservar. Repetir o procedimento para o miolo de amêndoa e juntar à farinha de amêndoa. Colocar no copo uma laranja inteira com casca e o sumo de outra laranja e programar 15seg/vel9. Adicionar o mel, o iogurte, os ovos e programar 2min/37ºC/vel4. Adicionar as farinhas e o bicarbonato e programar 15seg/vel3. Juntar a chia e programar 10seg/vel3. Untar uma forma de coroa com óleo de coco, deitar o preparado e levar ao forno a 180ºC cerca de 40 min. A meio da cozedura tapar com folha de alumínio para que coza sem queimar a superfície. Deixar arrefecer antes de desenformar.


Este é um bolo que não fica demasiado doce, pelo que se gostam de bolos muito doces devem adicionar mais mel. Para nós, estava óptimo, com uma consistência perfeita e um sabor maravilhoso! Desapareceu depressa!

Sem comentários: