#48 As minhas receitas | Almôndegas de vitela à moda da minha mãe [E a carne de bovino mais saborosa que já provei]


Há rituais que adquirimos dos pais e que nunca perdemos. No meu caso, há um em particular que sempre tive, adquirido da minha mãe, e que gosto. Faço sempre as minhas próprias almôndegas. Não gosto de comprar almôndegas feitas porque fico sempre na dúvida sobre a qualidade dos ingredientes que lá estão, porque a consistência não é a que eu gosto, porque das vezes em que comi almôndegas de compra não gostei e porque tenho esta mania [e muitas outras] e não abro mão dela! 



Em Dezembro, numa visita a Montemor-o-Novo, tive a oportunidade de conhecer o Solar da Giesteira. Mais do que um local, é uma marca nascida no seio de uma família de produtores de gado, que pretende levar ao consumidor carne de qualidade superior, de bovino alimentado a bolota, um recurso que faz parte do nosso ecossistema, que no global é pouco aproveitado e que tem um elevado valor nutritivo conferindo à carne uma textura e sabores inigualáveis. Joaquim Freixo, agrónomo de formação é a cara que está à frente do negócio, e recebeu-nos de braços abertos, mostrando-nos a sua propriedade, os seus animais, o seu armazém onde cada encomenda é preparada com todo o cuidado e de onde saem as carrinhas que fazem a entrega directamente ao cliente. Aqui, o ciclo é completo, e Joaquim garante que todo o produto que entrega foi criteriosamente acompanhado e é de extrema qualidade. O abate faz-se sempre à 2.ª feira, à 4.ª toda a carne é embalada a vácuo e segue para a distribuição. 


Para além de uma manhã muito bem passada, e de um almoço de degustação que conseguiu surpreender o nosso paladar com a qualidade da carne que nos deram a provar, trouxemos um presente do Joaquim. Hambúrgueres e almôndegas do Solar da Giesteira. Claro que já experimentámos ambos e é sobre isso que vos falar. Os hambúrgueres são alimento que consumimos bastante cá por casa. Normalmente vêem sempre do mesmo talho, onde nos fazem uma mistura específica de carnes de que gostamos e temos sempre stock no congelador pois são uma refeição "de última hora" rápida de confeccionar e que desenrasca sempre. Foram por isso os primeiros que experimentámos, no pão, como os miúdos mais gostam, e ficaram imediatamente aprovados.
  
As almôndegas ficaram para mais tarde, foram andando ali pelo congelador, até que um dia resolvi pegar  na caixa e cozinhá-las e tive uma agradável surpresa. A caixa tem 24 almôndegas e cozinhei-as todas porque achei que sobravam e acabam por dar jeito para outras refeições, mas enganei-me! Na primeira refeição desapareceram todas! Sim! Leram bem! Dois adultos e duas crianças devoraram a caixa de 24 almôndegas! Tenho que reconhecer que são excelentes! Hoje partilho convosco como as cozinhei, da forma que costumo cozinhar sempre as "minhas" e que todos adoramos cá em casa. Como dizem os miúdos: "Mãe quando é que fazes mais aumongas?



Almôndegas de Vitela estufadas

Ingredientes:
1 embalagem de Almôndegas Solar da Giesteira
3 chávenas de chá de Polpa de tomate
2 dentes de alho
1 Cebola
1 folha de louro
2 chávenas de chá de vinho branco
Sal q.b.
Azeite q.b.


Preparação:
Ao contrário do que costumo fazer com as "minhas" almôndegas caseiras, as do Solar da Giesteira cozinham-se congeladas. Comecei por refogar a cebola e o alho em azeite, até alourar, juntei sal, e coloquei as almôndegas e a folha de louro. Tapei e deixei cozinhar em lume brando até começarem a descongelar. Quando já estavam a ficar macias, juntei a polpa de tomate, o vinho branco e voltei a tapar. A água da descongelação chegou para formar a quantidade de molho que eu pretendia, mas caso seja necessário, podem adicionar mais vinho branco ou um pouco de água, rectificando os temperos. 

Acompanhámos com fusilli, ou massinhas de caracol como dizem os miúdos, e pelas caras deles é fácil de perceber que gostaram mesmo do resultado!



Se quiserem experimentar, saibam que o Solar da Giesteira faz entregas gratuitas a partir dos 20€, e todo o processo decorre online pelo que bastam meia dúzia de cliques para terem a vossa carne fresca directamente em casa. Regularmente podem encontrar promoções no site, por exemplo, está neste momento em promoção um artigo que me interessa, as almôndegas aromáticas, temperadas com especiarias, que estão a um preço fabuloso e que ainda não experimentei! Basta estarmos atentos às promoções, porque valem mesmo a pena! Fica a dica!

Sem comentários: