#76 Giveaway | O nosso Workshop com Cabeça de Toiro e um Giveaway a pensar no jantar de Natal!


Já não foi a primeira vez que participámos num Workshop de culinária no Academia Vaqueiro, promovido por uma das nossas marcas de vinhos favoritas: Cabeça de Toiro. Este já foi no final de Novembro, o tema foi "Petiscos Portugueses", e só vos digo que aprendemos imenso! Não há nada melhor do que cozinhar de copo de vinho "na mão" e  nestes workshops é mesmo isso que se pretende!



Os participantes foram divididos pelas bancadas, e foram formadas equipas de trabalho. Em cada bancada estavam já disponíveis as receitas e os ingredientes e utensílios que precisávamos, e bastava arregaçar as mangas e deitar mãos à obra! A ementa era super apelativa, pelo que ficámos todos cheios de motivação para provarmos o que ia dali sair!

Ovos mexidos com farinheira e pimentinhos, Picapau de porco com camarão, Bacalhau à Brás, Pataniscas de polvo, Moelas guisadas com figos sêcos, Empadinhas de frango, Morcela com maçã, e Sericaia com ameixas em calda. Tudo muitíssimo bem acompanhado de Vinhos Cabeça de Toiro, claro!

Eu fiquei sozinha na última bancada de trabalho, e a meu cargo a sobremesa do jantar: Sericaia! Confesso que fiquei receosa de que não saísse bem, mas acabei por perceber que a confecção era muito mais fácil do que eu imaginava. Tive ajuda na tarefa, porque o marido tinha ficado numa outra bancada com a Magda para fazer ovos com farinheira, que sendo uma coisa rápida e simples podia ficar para o fim, e por isso juntaram-se a mim e ajudaram-me na minha tarefa!



Claro que, logo desde que chegámos que nos puseram um copo de vinho na mão! Ora imaginam o quão animados estávamos todos quando começámos a cozinhar!


Partilho convosco a receita de Sericaia que preparámos e que ficou uma delicia! Experimentem fazer sem problema porque é super simples!

Sericaia com ameixas em calda

Ingredientes:
200 g de ameixas sêcas (s/ caroço)
4 dl de vinho tinto
200 g de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 estrela de anis
5 dl de leite
1 limão (só o vidrado da casca)
1 c.café de essência de baunilha
6 ovos
250 g de açúcar
60 g de farinha de trigo com fermento
canela em pó q.b. (p/ polvilhar)


Confecção:
1. Ligue o forno e regule-o para os 200°C.
2. Num tacho pequeno, coloque as ameixas sêcas, cubra com o vinho tinto, o açúcar amarelo, o pau de canela e a estrela de anis. Leve ao lume e deixe fervilhar por 20 a 25 mins, mexendo regularmente, até que a calda esteja bem xaroposa. Retire do lume as ameixas em calda e reserve até que arrefeça por completo.
3. Enquanto isso, num tacho pequeno, junte o leite, 3 tiras do vidrado do limão e a essência de baunilha. Leve ao lume até levantar fervura, deixe fervilhar durante 5 mins para aromatizar, e em seguida retire do lume e reserve, até amornar.
4. Em seguida, separe os ovos em gemas e claras, para tigelas diferentes. Reserve as claras à temperatura ambiente, para uso mais adiante.
5. Junte às gemas metade do açúcar e a farinha, e misture muito bem com vara de arames, de modo a desfazer grumos. Em simultâneo, adicione em fio o leite (morno) à mistura de gemas, mexendo bem com as varas, até incorporar.
6. Volte a deitar o preparado no tacho, e leve de novo ao lume, mexendo com frequência, até que fervilhe e ganhe textura. Nessa altura, retire do lume e reserve por 10 a 20 mins, para que espesse um pouco mais e arrefeça por completo.
7. Com a batedeira, bata as claras em espuma densa, junte o restante açúcar e continue a bater, até obter castelo bem firme. Em seguida, envolva as claras no preparado anterior, para obter uma mistura homogénea e bem sulflada.
8. Verta o creme num prato fundo de barro, alise a superfície, e por fim polvilhe abundantemente toda a superfície com canela em pó.
9. Leve ao forno a cozer, entre 15 e 20 mins, até que cresça bem, e ganhe uma ligeira tonalidade alourada nas margens. Logo que esteja firme, verifique a cozedura com um palito, que deve sair seco. Retire então do forno e deixe arrefecer bem.
10. Sirva a sericaia (à fatia ou desenformada), e acompanhe com as ameixas em calda.



Nesta fotografia, o Chef Nini estava a dar-nos algumas dicas sobre a cozedura da Sericaia enquanto a polvilhava com canela.

Depois de tudo preparado, sentámo-nos à mesa e foi-nos lançado o desafio de escolhermos qual dos vinhos Cabeça de Toiro preferíamos para harmonizar com cada um dos pratos que tínhamos na mesa. Para nós não é nada difícil, porque somos mesmo muito fãs da marca! Pessoalmente fiquei pelo tinto reserva, o meu favorito da gama, um vinho frutado, macio, encorpado, que nasceu das castas Touriga-Nacional e Castelão, que para mim é muito fácil de se gostar.


E porque o Natal está a chegar e queremos proporcionar-vos a oportunidade de experimentarem estes magníficos vinhos na vossa mesa de Natal, em parceria com a Cabeça de Toiro temos um pack de duas garrafas de Cabeça de Toiro reserva [um tinto e um branco] para sortear! Para se habilitarem a ganhar só têm que:

1. Seguir a página de facebook do Definitivamente são dois!
2. Seguir a página de facebook da Cabeça de Toiro;
3. Partilhar o passatempo no vosso perfil de facebook de forma pública, identificando dois amigos;
4. Seguir o blog com o Google, carregando aqui e seguindo as indicações;
6. Preencher o seguinte formulário, com os vossos dados, e uma frase com as palavras 'vinho', 'cabeça de toiro' e 'Definitivamente são dois':




Podem participar até à meia noite do próximo dia 20 de Dezembro, todas as vezes que quiserem, desde que em cada participação identifiquem amigos diferentes na partilha e criem uma nova frase. O(a) vencedor(a) será escolhido por um júri composto por mim e por um representante da marca. Os resultados serão divulgados no dia seguinte ao encerramento do passatempo e contactados por email. Boa sorte!

NOTA: A frase concorrente tem um limite máximo de 1000 caracteres sem espaços.