As crianças e as guloseimas do Natal


Lembram-se da Sara? Já falámos dela e das receitas saudáveis que partilha várias vezes, e prometo [prometemos as duas] que a promessa da rubrica mais regular vai acontecer em 2017! Hoje trago-vos umas boas ideias para tentar controlar o consumo de açúcar nas crianças durante a época de Natal. Este ano vamos experimentar! Alinham?

Sabemos que a época do Natal está cheia de doces e de presentes doces, o que não é fácil de gerir com as crianças. Enquanto nós adultos temos noção quando devemos parar de os comer (embora não paremos de os comer...), os miúdos podem comer doces até cair para o lado sem qualquer preocupação.

Mesmo que ao longo do ano tenhamos a cuidado de evitar dar-lhes doces, no Natal temos mesmo que ter uma atenção redobrada.

E por isso, fica a sugestão de lhes dar doces, sim mas DOCES SAUDÁVEIS! Algumas técnicas:

* Da minha experiência, se lhes dermos alimentos ou pratos naturalmente doces, a tendência para quererem outros doces, como chocolates, bolos, chupa-chupas, etc., é menor. Portanto, aumente a quantidade de legumes doces na sopa e nos pratos, utilizando mais legumes como o a batata doce, a cenoura e a abóbora.

* Faça as suas próprias bolachas adoçadas com adoçantes naturais, como fruta cozida (maçã e pêra por exemplo), mel, tâmaras ou geleia de arroz.

* Faça uma mousse de chocolate saudável com banana, abacate e cacau.

* E pode ainda fazer pratos engraçados, como estas espetadas com cara de pai natal.

Tenho a certeza que se envolver os seus filhos nestas actividades culinárias, para além de os entreter, são eles os primeiros a comer! E ainda comem a dobrar! 

Experimente deixá-los apresentar "o seu prato" num jantar de família ou amigos, e vai ter crianças e adultos felizes!

Beijinhos verdes!


Sara Marques dos Santos
Health Coach e Bloguer no blogue S de Salada

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