#73 Solidariedade | Animais de rua e o abandono animal após o Natal


Estamos a apenas 1 semana do Natal. Esta é uma altura em que são oferecidos muitos animais de estimação a filhos, sobrinhos e netos. Mas sabiam que em Janeiro a taxa de devolução dos animais de altíssima?

Para além da devolução, o abandono animal tem-se revelado preocupante nesta época, mas também durante todo o ano. Estima-se que, em Portugal, exista 1 milhão de animais abandonados. Por isso mesmo, a Animais de Rua e o Spacio Shopping juntaram-se para desenvolver uma acção muito especial. No âmbito da sua nova mascote, o Spaki – um cão de 6 anos – as duas entidades pretendem promover o bom trato aos amigos animais e a adoção consciente. É, sem dúvida, uma grande tarefa para o pequeno Spaki, que tem de defender os seus amigos, este Natal!

Para combater este flagelo e alertar para a causa animal, a instituição Animais de Rua promoveu uma recolha de bens alimentares e outros bens materiais, como mantas, no sábado passado no Spacio Shopping. Para além disso, vai desenvolver já amanhã uma acção de adopção, também no Spacio Shopping. Nesta última acção, a Animais de Rua irá promover o contacto entre quem quer adoptar e os animais para adopção ou apenas através de fotografias de animais. A associação alerta, no entanto, que a adopção deverá ser feita apenas após a época de Natal, de modo a promover uma adopção responsável e em consciência. Em ambos os dias, os pet lovers poderão adquirir óptimos presentes de Natal para si mesmos ou até para oferecer: Agenda 2017, livro “Pimpão” e ainda canecas e outros materiais da associação.

Para esta campanha, a Animais de Rua conta com o incondicional apoio dos embaixadores Hugo Rosa, comediante que conquistou os portugueses no talent show Got Talent Portugal e que ficou conhecido como “o rapaz dos cartazes”, e Fernanda Schmelz, Miss Portugal África do Sul, terceiro lugar no concurso Miss Portugal e Miss Internacional, em 1996, sendo actualmente empresária e gestora de duas empresas. Ambos os embaixadores são defensores dos direitos dos animais, do seu bem-estar, da luta contra os maus tratos e do abandono.

A Associação Animais de Rua nasceu em 2005, em que um grupo de amigos se juntou com o objectivo de angariar fundos para esterilizar uma colónia de gatos de rua que vivia em condições muito precárias na cidade do Porto. Conseguiram-se os fundos e todos os gatos da colónia foram esterilizados e desparasitados. A diferença na qualidade de vida daqueles animais fez com que o grupo de amigos desejasse melhorar dessa forma as vidas de mais animais de rua. Desta forma, a Animais de Rua foi criada para tentar minorar o sofrimento dos animais de rua e não permitir que continuem a gerar mais vidas sem abrigo, destinadas a sofrer, sem acesso a alimentação nem a cuidados de saúde. O trabalho da Associação consiste, assim, no apoio à captura e esterilização de animais de rua, que são posteriormente libertados no seu meio.

Sem comentários: