#42 As minhas receitas | O "meu" creme de castanhas [Tirar partido do que a natureza nos dá]


Ando completamente virada para cozinhar com ingredientes da época. Tem sido uma animação com as variedades de abóbora que tenho em casa, com batata doce, com castanhas, com laranjas e tangerinas. Aromatizo tudo com ervas aromáticas e especiarias e só o cheirinho que fica na cozinha, por si só, abre o apetite! Hoje trago-vos especial com castanhas. Umas receita que nunca falta na nossa mesa e que repetimos vezes sem conta durante o tempo frio. Conheçam melhor a castanha e outros produtos tipicamente de Outono, aprendam dicas de conservação e tirem ideias para os cozinhar clicando nas imagens abaixo. Eu adoro tirar partido dos produtos de época, e o Outono é rico em sabores reconfortantes. 




Creme de castanhas

Ingredientes:
500g de castanhas congeladas ou cruas descascadas
2 batatas doces grandes
1 cebola grande
2 dentes de alho
40g Azeite
1 dl natas
Água
Sal q.b.

Preparação:
Descascar e lavar as batatas, a cebola e os dentes de alho, cortar tudo em pedaços e colocar numa panela. Juntar 400g de castanhas, o azeite, e cobrir com água.Levar ao lume cerca de 30 minutos. Adicionar as natas e reduzir a puré com a varinha mágica. Laminar as restantes castanhas, juntá-las ao creme, rectificar os temperos e levar ao lume mais 5 minutos para apurar.

Garantidamente, com esta sopa conseguem uma refeição reconfortante para um jantar de um dia de semana ou uma entrada deliciosa para um jantar mais elaborado. Cá por  casa já a servimos vezes sem conta e ainda nunca aconteceu haver alguém que não adorasse! Experimentem!

Sem comentários: