#41 As minhas receitas | Sopa de cebola gratinada


Estar doente tira-me as forças. Deixa-me como se tivesse sido atropelada por vários camiões. Sinto-me sem energia para nada, muito menos para cozinhar, e por ter perdido o paladar, na verdade a comida também não me sabe a nada por isso qualquer coisa que me ponham à frente marcha. Ontem fiz uma sopa de cebola gratinada. Já andava com vontade de o fazer há algum tempo, e ontem foi o dia. Achei que me serviria de confort food. Não me deu grande trabalho, e apesar do nariz fortemente entupido consegui perceber que cheirava muito bem. Faltaram-me as taças de barro para o passo final mas improvisei com dois recipientes de pirex e lá pus a sopa no forno a gratinar.


Hoje trago-vos a receita. Não sei dizer-vos se ficou espectacular, porque o meu paladar não o permite, mas não me soube mal! Tanto que, foi o que seguiu na marmita para o almoço! Experimentem! Eu fiz na bimby mas claro que também resulta no tacho!

Ingredientes:
130 g queijo emmental ralado
50g azeite
100g margarina
2 dentes de alho
600g cebola
1 colher de sopa de farinha
1000g água
sal e pimenta q.b.
4 tostas pequenas por taça de sopa

Preparação:

Colocar no copo o azeite, a margarina e programar 3 min/Varoma/vel 1. Adicionar o alho e a cebola e pique 7 seg/vel 5. Refogar 7 min/Varoma/vel 1. Juntar a farinha e programar 5 seg/vel 3. Adicionar a água e programar 15 min/100ºC/vel 1. Juntar 2 colheres de sopa do queijo ralado, sal e pimenta a gosto e programar 2 min/100º/vel 1.

Deitar o preparado em tigelas pequenas de barro individuais [ou recipientes de pirex], colocar 4 tostas em cada uma e polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar.


Sem comentários: