Cozinhar, comer, conviver...

[Foto Afterclick]

Este é um conceito que me encanta cada vez mais. Sempre fui adepta de cozinhar com um copo de vinho na mão, sempre gostei de passar tempo na cozinha, e se pudermos juntar a isso um bom momento de partilha e descontração, temos os ingredientes perfeitos. 

Foi isso que fui fazer na 6.ª feira passada ao participar no workshop receita perfeita promovido pela Sónia no Cooking Memories, em Cascais.



O Cooking Memories é o espaço da Mónica, uma mulher inspiradora, que mudou a sua vida para se dedicar à cozinha. Sigo-a nas redes sociais há algum tempo e admiro imenso o trabalho que faz. Naquele espaço, materializam-se momentos de convívio. Um espaço giríssimo, cheio de bom gosto e completamente equipado para que os presentes possam aprender coisas novas, cozinhar e de seguida saborear os seus feitos culinários sentados à mesa. Uma ideia brutal para um jantar de empresa ou para um grupo de amigos, que foge ao tradicional jantar em restaurante e que se transforma numa experiência muito gratificante! 

Cheguei atrasada [claro!] porque me perdi... [sim... perdi-me em Cascais!], porque apanhei um trânsito infernal, porque saí do trabalho mais tarde do que queria, e porque não deixei de passar em casa para encher os meus filhos de beijos antes de sair! Fui a última a chegar, e quando entrei, já tinham começado as apresentações, mas ainda fui a tempo de apanhar as partes mais emocionantes [sobre elas leiam tudo aqui]. Depois das apresentações, petiscámos e conversámos por ali, e lá fomos dedicar-nos ao nosso objectivo: cozinhar!

[Foto Afterclick]

A ementa só por si já era cativante, eu que adoro coisas exóticas e especiarias, estava particularmente entusiasmada com a Tagine e o problema é que agora preciso de uma em casa! Já me disseram que nas Cerâmicas da Linha encontro boas e bonitas e a preços razoáveis, pelo que em breve terei que resolver esta questão! Entretanto, deixo-vos as receitas e algumas imagens dessa noite.


[Foto Afterclick]
Tagine de Frango e Legumes

Ingredientes
1 cebola roxa
2 dentes de alho
2 cenouras
1 pimento amarelo
1 pimento vermelho
1 beringela
1 courgette
1 talo de aipo
1 pedaço de abóbora
1 batata doce
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:
Arranjar os legumes e cortar tudo aos pedaços. Temperar com azeite, sal e pimenta. Levar ao forno na tagine por 15 minutos a 170.ºC.
























































[Foto Afterclick]

Frango e molho para tagine

Ingredientes
2 peitos de frango
2 chávenas de tomate pelado triturado
2 dentes de alho
1 cm de gengibre ralado
½ cebola
Sumo e raspa de 1 laranja
1 punhado de tâmaras em pedaços
2 colheres de sopa de cominhos
2 colheres de sopa de Açafrão
1 colher de sopa de mel
Gengibre ralado
Pau de canela
Sal
Grão de Bico

Preparação:
Enquanto os legumes cozinham no forno, corte os peitos de frango em cubos e tempere com sal e pimenta. Comece por aquecer as especiarias num tacho, junte o azeite, e depois aloure o frango. Junte depois a cebola, gengibre e alho. Acrescente o tomate triturado, mel e o sumo e raspa de laranja. Tempere com sal. Rectifique temperos. Junte o molho e o grão de bico aos legumes da tagine. Deixe cozinhar mais 20 minutos. No final junte coentros e hortelã a gosto.

Couscous

Ingredientes
1 chavena de couscous
1 chávena de chá verde a ferver
Sal
Amendoa torrada Q.B.
Sumo de lima
Fio de Azeite

Preparação:
Colocar os couscous num pirex. Aromatizar água quente com chá e juntar ao couscous até cobrir. Tapar o pirex com papel aderente e deixar cozinhar aproximadamente 5 minutos. Quando estiver cozinhado, soltar o couscous com a ajuda de um garfo e esperar que arrefeça. Juntar a amêndoa ao couscous e misture. Temperar com um pouco de sumo de lima, sal e um fio de azeite. Servir.


Mousse de Lima Express

Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 iogurtes gregos naturais
5 limas

Preparação:
Misturar o leite condensado com o sumo e raspas das limas. Envolver bem e por fim juntar os iogurtes mexendo cuidadosamente. Reserve no frigorífico por 3 horas.


Sobre as coisas que me emocionaram, para além das histórias que já devem ter lido no post da Sónia, e que emocionavam qualquer um, marcou-me particularmente o facto de ter conhecido pessoalmente a Luísa, que também lê este blog, com quem já tinha "falado" virtualmente para aconselhar um restaurante para almoçar com o marido em Setúbal, e que me disse coisas tão bonitas, que me fez sentir que realmente se há coisa que ter um blog tem de bom são as pessoas que ele nos traz! E marcou-me a conversa que tive com a Inês durante o jantar, sobre uma temática difícil e delicada, que me fez aumentar ainda mais a admiração que já tinha por ela! 

A verdade é que neste jantar parecia que as participantes tinham sido escolhidas a dedo, porque cada uma era uma mulher mais forte e com uma história de vida mais emocionante do que a anterior, e acabei por me ver rodeada de grandes mulheres!

[Foto Afterclick]

Sem comentários: