Como remover 9 nódoas dificéis

[Foto tirada no brunch da Igor]

Uma das coisas que aprendi ao ser mãe de duas crianças é a lidar com todo o tipo de nódoas e manchas – na roupa delas e, por vezes, também na minha [especialmente às refeições!]. Todas as mães vão concordar quando digo que ter filhos altera completamente a nossa rotina de lavagem de roupa. E não é só porque mudam de roupa mais do que uma vez por dia, mas também porque adoram explorar a casa, aventurar-se em trabalhos manuais e sujar-se nas brincadeiras ao ar livre. Faz parte! E nós cá por casa gostamos de lhes dar essa liberdade! Criança “suja” é quase sempre sinónimo de criança feliz!

Por isso é essencial ter à mão um guia prático para tirar vários tipos de nódoas da roupa – e se tiverem uma menina vaidosa, como eu, preparem-se para ter que saber também, por exemplo como tirar verniz da roupa!


Fruta

Passem a nódoa por água fria corrente e esfreguem com um pouco de sabonete. Também podem experimentar esfregar a nódoa com sal, vinagre branco ou sumo de limão caso ela seja teimosa. Se for uma nódoa de amora ou cereja deixem de molho em água e detergente durante a noite e depois lavem na máquina.

Chocolate

Passem a nódoa por água fria e deitem umas gotas de detergente da loiça, esfregando depois com os dedos. Se mesmo assim a nódoa não sair, tentem esfregá-la com um pano embebido em vinagre branco. Enquanto não conseguirem remover a nódoa não a podem lavar com água quente!



Pastilha elástica

Não tentem arrancar a pastilha da roupa enquanto está mole! Coloquem a peça num saco e deixem-na no congelador durante a noite. No dia seguinte a pastilha elástica vai estar dura e assim é mais fácil tirá-la. A mancha é facilmente removida com um pouco de detergente da loiça. 

Verniz

Deixar uma criança pintar as unhas sozinha nem sempre é uma boa ideia, mas o truque é agirem rápido! Ponham acetona num disco de algodão e passem no tecido do lado oposto da mancha. Depois enxaguem com água e esfreguem a nódoa com detergente da roupa. No final é só pôr a peça a lavar normalmente e vão ver como tirar verniz da roupa é mais simples do que parece!


Caneta

Não esfreguem uma mancha de tinta de caneta para não alastrar! Se a tinta for fresca absorvam o excesso com papel de cozinha, mas se já estiver seca usem antes um disco de algodão humedecido. Depois ponham um pano debaixo da nódoa e molhem-na ligeiramente com álcool, pressionando-a com um pano até desaparecer. Se ela persistir deixem a peça de molho em leite morno por algumas horas. 

Cola

Atividades para crianças que envolvam cola resultam quase sempre em manchas pegajosas. Tirem o excesso de cola e ponham a peça de molho em água quente por 15 minutos. Se persistir ponham umas gotas de vinagre branco e tentem absorver a cola com um algodão. Depois de estar dissolvida basta uma lavagem na máquina. 






Relva

Sabem aquelas manchas esverdeadas nas calças, especialmente na zona dos joelhos? Podem removê-las apenas com uma mistura de detergente e água. Deixem-na sobre a nódoa durante meia hora, depois molhem numa mistura de água e um pouco de vinagre branco e ponham na máquina de lavar.

Lama

Na vida das crianças, brincadeiras ao ar livre em tempo de chuva são sinónimo de alguma lama na roupa! Por isso, quando elas chegarem a casa já com as manchas secas, removam o excesso de sujidade com uma escova e deixem a roupa de molho durante 2 horas numa bacia com água e um bom detergente tira-nódoas. Depois lavem-na na máquina normalmente.


Sangue

Apliquem um pouco de água oxigenada na nódoa e absorvam depois com algodão. As nódoas de sangue secas ou mais teimosas têm mesmo de ficar de molho em água fria durante algumas horas, para depois serem esfregadas com um pouco de detergente. 

Espero que estes truques dêem uma ajuda na vossa rotina doméstica, tanto quanto me têm ajudado a mim! Ter filhos activos, faz com que lidar com nódoas faça parte do dia a dia! Vamos deixar as nossas crianças serem felizes e sujarem-se sem restrições?

Sem comentários: