#40 As minhas receitas | AbóboraHokaido recheada


Este fim de semana, com a nossa escapadinha ao Alentejo, voltámos para casa com um enorme abastecimento de abóboras, trazidas directamente do produtor, biológicas e deliciosas!  A abóbora é daqueles ingredientes que adoro e que cozinho de todas as maneiras e feitios, e chegada esta época do ano e os dias desagradáveis, há receitas que se tornam a minha "confort food" e que me satisfazem mesmo! Hoje trago-vos a receita que vou fazer mais logo para o jantar! Com tanta abóbora em casa, de todas as espécies excepto abóbora gila, precisei de fazer uma pesquisa sobre conservação de abóbora e acabei a ler as dicas sobre a própria, e sobre os restantes frescos em destaque no Continente. Se clicarem em cada uma das imagens abaixo, têm à vossa disposição todas as dicas de escolha e conservação e ainda receitas de culinária! Pessoalmente, fiquei a morrer de vontade de fazer a compota de abóbora com avelãs!



No fim de semana, para o jantar de sábado, entre outras coisas, cozinhámos Abóbora Hokaido em forno de lenha! Cortada em tiras, com casca, e com os temperos que mais gostarem, fiquem a saber que fica uma verdadeira delícia! [Sou particularmente fã de temperar só com sal, pimenta preta e noz moscada e um fio de azeite] Na semana passada tinha feito também Hokaido recheada. Partilhei a fotografia no Instagram e fui bombardeada com pedidos de partilha da receita. Pois aqui a têm! Simples e rápida, e realmente muito muito agradável!


Ingredientes:

1 abóbora hokaido
1 cebola
2 tomates médios
3 mini pimentos [1 verde, 1 amarelo e 1 vermelho]
1 embalagem de bacon aos cubos
Queijo grana padano ralado

Preparação:

Cortar o topo da abóbora e abri-la ao meio. Retirar as pevides e limpar bem o interior. Picar a cebola, os tomates e os pimentos. Misturar tudo com o bacon, temperar com sal e pimenta e colocar dentro da abóbora. Polvilhar com o queijo e levar ao forno a 180ºC cerca de meia hora ou até ficar macia. Servir com uma salada de alface, endívias e rúcula.

Podem reservar as pevides e tostá-las no forno temperadas com sal e noz moscada. Ficam crocantes e muito saborosas e podem servir como um óptimo snack ou podem por exemplo adicioná-las como topping em sopas. Já o faço regularmente, mas depois de ler sobre os benefícios da pevide de abóbora ainda fiquei mais convencida a fazer sempre!

Experimentem também esta receita, de uma massa com molho de abóbora que adoro e faço imensas vezes! Bom apetite!!

Sem comentários: