#10 Restaurantes | Mercantina Chiado e a Panna Cotta de Nutella


Há umas semanas atrás, fomos convidados pelo Ricardo Martins Pereira, autor do blog o Arrumadinho, para um jantar na Mercantina do Chiado, para experimentar a Panna Cotta de Nutella. O Ricardo é fã de Panna Cotta e de Nutella e sugeriu à Mercantina que fizesse uma fusão de ambas, criando uma sobremesa original. 



A Mercantina é um dos muitos restaurantes de Lisboa a que ainda não tinha ido, apesar de fazer parte da minha wishlist. Pelo que este jantar teve a dupla função de me levar a um sítio novo e ainda com a vantagem de me dar a experimentar uma sobremesa promissora.

Gosto muito de Panna Cotta. Da tradicional, com frutos vermelhos. Lembro-me perfeitamente da primeira vez que provei uma Panna Cotta, numa festa de aniversário de uma amiga há uns 15 anos atrás. Tido sido feita pela mãe dela, em tamanho familiar. Eu nunca tinha provado e foi-me logo posto um prato na mão com uma mega fatia. Gostei do aspecto, mas quando provei, foi como se o mundo à minha volta parasse! Que coisa maravilhosa! Ora se uma panna cotta de frutos vermelhos consegue ser tão boa, uma de nutella não deve certamente ficar atrás!

O jantar foi excelente, tudo o que experimentei era uma maravilha. Assim que nos sentámos, serviram-nos um Mojito de Mangericão que estava uma delícia! [Aqui para nós que ninguém nos ouve, até já tentei replicá-lo em casa, mas não consegui! Ando com uma vontade imensa de beber outro!]. Ainda mal tinha acabado de beber o Mojito, já me estavam a servir sangria de frutos vermelhos! [Felizmente, não ia conduzir!]. Entretanto fizemos o pedido para o jantar.

Para entrada escolhi um Carpaccio de novilho com creme de queijo gorgonzola que era uma coisa de me levar ao céu! Ainda provei uns crostini com cogumelos também deliciosos. Para prato principal escolhi um Risotto de cogumelos frescos, alecrim e salsa, super cremoso e muito saboroso. Ficou a vontade de voltar para experimentar a pizza, que pelo que vi têm um aspecto delicioso!


Depois chegou a hora da sobremesa. A tal Panna cotta. A expectativa era elevada e estávamos todos curiosos, mas valeu realmente a pena. Esta foi a que eu comi. Soube-me a pouco, confesso! E como sou gulosa, tinha posto mais Nuttella e ainda tinha posto um pedacinho de molho de frutos vermelhos. Mas era só mesmo porque sou gulosa, porque esta versão, acreditem, estava deliciosa!


A Panna Cotta com Nutella by O Arrumadinho estará disponível já na nova carta, cujo lançamento está previsto ainda para este mês, mas dado que a sobremesa já se tornou pública – e/ou mesmo viralizada – a Mercantina já começa a atender a alguns pedidos de fãs. Se puderem, passem por lá e experimentem! Para mim podia ser já hoje! Fiquei cheia de vontade de voltar!

Mercantina Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários: