Há estrelas em exposição!


Todos conhecemos estas caras. São estrelas do nosso mundo, que já vimos centenas de vezes e que ganharam o seu lugar na história. Personagens que desenvolveram os seus talentos e que se tornaram mediáticas pelos seus feitos.


No âmbito das comemorações que assinalam o Ano do Cinema e Audiovisual Português, o Centro Colombo traz à Praça Central, de 30 de Junho a 28 de Setembro, uma Exposição de Fotografias originais de Terry O’ Neill - fotógrafo britânico mundialmente conhecido, que registou os momentos espontâneos mais marcantes nunca antes captados da vida privada das grandes estrelas do Cinema, da Música e da Moda dos anos 60, 70 e da actualidade - marcando assim a 6.ª edição do Projecto “A Arte Chegou ao Colombo”.


A Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars” reúne, pela primeira vez em Lisboa, uma colecção de 50 fotografias que fazem parte da obra completa do fotógrafo que, desde o início dos anos 60, tem dedicado sua carreira à arte do retrato, registando imagens íntimas e espontâneas de ícones lendários do século XX. As fotografias, feitas com uma câmara de 35 mm e fora do ambiente do estúdio de Terry O’Neill, revolucionaram os retratos formais da época, podendo agora ser apreciadas, no Centro Colombo, numa mostra inédita da qual fazem parte nomes mundialmente conhecidos como os de David Bowie, Bruce Springsteen, Amy Winehouse, Al Pacino, Tina Turner, Frank Sinatra, Brigitte Bardot, Ava Gardner, Jane Fonda, Harrison Ford, Clint Eastwood e, ainda, dos Rolling Stones e dos Beatles, entre outros.

Terry O’Neill é um dos documentadores mais famosos dos anos 60 que forneceu as componentes cruciais de imagem que retratam os Swinging Sixties, em Londres. Sonhava ser baterista de Jazz, mas descobriu desde muito cedo que a Fotografia era a sua grande paixão. Foi o primeiro fotógrafo a captar imagens de bandas de música pop, como se uma revolução cultural se tratasse. Desde as primeiras fotografias dos Beatles e dos Rolling Stones, quando ainda eram desconhecidos em 1963, até às grandes lendas do Cinema de Hollywood dos anos 70 e 80, passando pelos maiores cantores de ópera, pela família real britânica e por líderes mundiais como Nelson Mandela e Winston Churchill, Terry O’Neill reúne no seu espólio de registos fotográficos momentos únicos e intimistas que retratam a vida de grandes estrelas mundiais.


A Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars”, irá prestar uma homenagem especial ao cantor David Bowie que começou a ser fotografado por Terry O’Neill em 1973, captando todos os momentos de transição mais significativos do cantor, de ídolo de música pop para artista performativo, até aos anos 90. A capa do conhecido álbum Diamond Dogs é um dos exemplos icónicos registados pelo fotógrafo que faz parte da Exposição que estará patente ao público, no Centro Colombo.

A Exposição Terry O’Neill - “Faces of the Stars” pode ser visitada até ao dia 28 de Setembro, na Praça Central do Centro Colombo, todos os dias, das 10H00 às 24H00. A entrada é gratuita.

Sem comentários: