#12 Restaurantes | Faz Figura [A melhor vista para o Tejo e uma carta de excelência!]


O Faz Figura é sem sombra de dúvidas um dos restaurantes de Lisboa com uma das melhores vistas. Situado numa zona alta, por cima de Santa Apolónia, o restaurante tem uma sala super luminosa onde podemos ter uma refeição agradável enquanto nos perdemos com a vista!



A convite do próprio restaurante, com o objectivo de conhecer os pratos que integram a Carta de Verão, estive a jantar num dos locais com melhor vista da cidade de Lisboa, numa noite muito agradável, com um grupo de outras 5 mulheres [excelente companhia por sinal] num jantar que terminou já de madrugada, com horas de conversa com o Chef Pedro Dias, que tão bem nos soube receber!

Para além da vista, que por si só faz as honras da casa, o Faz Figura conta com um espaço muito agradável, com uma sala ampla de enormes janelas com vista para o Tejo, e um terraço contíguo excelente para um aperitivo antes de jantar numa quente noite de Verão.

Mas falemos da ementa! Começámos a nossa refeição com um delicioso Tártaro de atum com maracujá e pimenta rosa. Sou muito apreciadora de tártaros e até costumo fazer algumas vezes em casa, mas regra geral, uso salmão. Este tártaro de atum para além da textura maravilhosa que o peixe fresquíssimo nos transmitiu, trazia ainda o maracujá que é uma das minhas frutas preferidas, pelo que foi sem dúvida um prato que me encheu as medidas!


Seguiu-se mais um prato que apetece num dia quente de Verão! Um Ceviche de camarão com chip de banana pão. Fresco, saboroso e muito bem temperado, acompanhado com tiras de banana pão muito crocante.


Continuámos a nossa degustação com um prato mais reconfortante, que pessoalmente gosto muito em particular como entrada para um jantar. Queijo Brie panado com compota de pimentos, um prato com uma mistura de sabores sublime, uma vez que o queijo corta com o agridoce da compota de pimentos.


O primeiro prato de peixe da noite foi um Atum marinado em Porto branco com pickles de rábano e Risotto de coentros. O atum estava mesmo no ponto, nem muito cozinhado nem demasiado mal passado, mas pessoalmente, fiquei rendida ao risotto de coentros. Adoro risottos e coentros, e este estava verdadeiramente bem conseguido!


Seguiu-se um outro prato de peixe, Raia em manteiga de limão e baunilha com puré de batata doce. Nunca tinha comido raia, e não conhecia o sabor nem a textura, pelo que tudo foi novidade! Gostei do resultado e da combinação com o puré de batata doce, um acompanhamento que escolho muitas vezes na época da batata doce.


O prato de carne foi o único que não consegui comer. Não consigo comer borrego, e apesar de ter tentado provar os Lollipops de borrego com esparguete de vegetais e gel de laranja, não consegui. A apresentação era lindíssima [como aliás o era a de todos os pratos que nos serviram], e o esparguete de vegetais estava perfeito! Fiquei a invejar o espiralizador, pois o meu não funciona tão bem como eu gostaria  este esparguete de vegetais estava mesmo no ponto!


Depois de todos estes pratos, e já com uma enorme dificuldade em experimentar mais  coisas, foi hora de chegar às sobremesas! Uma Pavlova de maracujá com physalis, um Ananás dos Açores em rum añejo com Mousse de queijo da ilha e uma Tangerina com seu sorvete, cointreau e hortelã. Se me pedirem para escolher a minha sobremesa preferida, com muita dificuldade acho que escolho a pavlova, mas eram todas tão mas tão boas que na verdade escolher é quase impossível!




O Faz Figura era um daqueles restaurantes onde queria ir à muito tempo! Sempre que passava de carro pela zona de Santa Apolónia, olhava para cima e comentava que queria mesmo ir lá jantar um dia destes, mas a verdade é que nunca tinha ido! Com este convite, fiquei rendida, ao espaço, à carta e à simpatia com que nos recebem. Um sítio onde vou mesmo fazer questão de ir para um jantar a dois, um dia destes, numa data especial! Obrigada ao Chef Pedro Dias pelo convite e por tão bem nos receber!
Faz Figura Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários: