Como explicar uma gravidez às crianças


Há temas que não são de fácil explicação. Há perguntas que as crianças nos fazem que nos deixam sem resposta. Como pais, já nos deparámos com algumas e muitas vezes ficamos alguns segundos em silêncio a pensar de que forma lhes havemos de responder.


Quando numa família com filhos pequenos surge uma nova gravidez, as perguntas difíceis, regra geral, aparecem também! E que respostas damos a perguntas sobre como é que o mano foi parar à barriga da mãe?

Sendo a mais velha de 4 irmãos, esta pergunta colocou-se quando com 6 anos, soube que ia ter uma mana. A barriga da minha mãe começou a crescer, eu deixei de caber na cama dos pais [quando acordava gostava muito de me enfiar no meio dos dois um bocadinho] e começaram a aparecer roupinhas pequeninas pela casa. Lembro-me como se fosse hoje! Devo ter feito a pergunta fatídica e deram-me uma explicação que envolvia sementes do pai que iam parar dentro da barriga da mãe e faziam o bebé. Na minha cabecinha de 6 anos, imaginei uma semente pequenina, com pernas, a passar do pai para a mãe enquanto dormiam, e fiquei tranquila com a explicação e perfeitamente esclarecida! Mas será que todos os pais explicam as coisas de uma forma que as crianças entendam? E será que como pais, temos a percepção se nos conseguimos fazer explicar?



Como ilustrações maravilhosas, Como É que Ele foi parar aí Dentro? vai ajudar os pais a ultrapassarem esta complicada missão.

"A Rafaela está muito confusa! Toda a gente tem uma resposta diferente para a sua pergunta, e todos parecem estar sempre a fugir do assunto. Será assim tão difícil explicar como é que os bebés vão parar ali dentro?"

Um livro maravilhoso, com uma linguagem simples e ilustrações muito bem conseguidas. A ajuda perfeita para os crescidos darem resposta àquela que é uma das perguntas mais complicadas de sempre!

2 comentários:

Blog da mamã Lu disse...

Olá!
Este foi o post que me trouxe a este blog.
Depois deste, já li alguns.
Confesso que agora, definitivamente, seremos pelo menos mais duas a visitar o blog: eu e a pequenina que está cá dentro. Mas, talvez o mano mais velho também queira dar uma espreitadela...
Eu sou a Lu, mamã de um menino de 7 anos, e brevemente de uma menina. Também tenho um blog, pequenino, o Blog da mamã Lu.
Vou ficar por cá, e incluir o "Definitivamente são dois" na minha lista de blogs.
Até já,
Beijinho,
Lu, blogdamamalu.blogspot.com

Sara Branco disse...

Olá Lu!
Muito benvinda! ;) Gosto tanto de receber feedback de quem me lê!
Beijinho grande!
Sara