Bifes com legumes estufados e frutos secos


Hoje trago-vos a receita do prato de carne que confeccionámos neste Curso de Cozinha com Harmonização de Vinhos Cabeça de Toiro. Um prato com ingredientes simples mas que se torna requintado e que faz um brilharete! Com este prato experimentámos dois vinhos diferentes, ambos tintos, ambos muito bons e de paladar muito apurado!

Bifes com legumes estufados e frutos secos 

Ingredientes:

600 g de bifes de porco ou novilho 
sal grosso 
pimenta de moinho 
vinagre de sidra 
50+50 g de Vaqueiro Alho 
1 cebola (em ½ luas) 
400 g de juliana de legumes (alho francês, cenoura e lombardo) 
200 g de cogumelos frescos (laminados) 
orégãos secos (ou frescos) 
2 dl de vinho branco Casal da Eira 
3 dl de natas de culinária 
noz moscada 
molho inglês 
50 g de miolo de amêndoas e/ou nozes 



Preparação:

Temperar os bifes com sal, pimenta moída na altura e, no caso de usar carne de porco, ainda umas gotas de vinagre. Reservar a carne a marinar durante 10 min. Num tacho, aquecer metade da Vaqueiro Alho, juntar a cebola cortada e deixe estufar durante alguns min. Adicionar em seguida a juliana de legumes e mexer bem. Manter os legumes a estufar sobre lume médio, destapando e mexendo de vez em quando, até que estejam macios. A meio-tempo, acrescentar os cogumelos aos legumes no tacho. Temperar o estufado a gosto, perfumar com uma pitada de orégãos e tapar de novo. Entretanto, aquecer a restante Vaqueiro Alho numa frigideira antiaderente e alourar os bifes, sobre lume médio, durante breves min de ambos os lados. No caso de optar por bifes de novilho, temperar somente instantes antes os corar. Em seguida, reduzir o lume e deixar cozinhar a carne, até que esteja tenra ou atinja o ponto de confecção desejado. Retirar os bifes do lume e reservar. Na frigideira dos bifes, deitar o vinho branco e deixar ferver, até reduzir bem. Adicionar em seguida as natas e deixar levantar fervura. Temperar com sal, pimenta, uma pitada de noz moscada e ainda umas gotas de molho inglês. Logo que o molho ganhe textura, introduzir os bifes e deixar cozinhar, até que a carne esteja tenra e no ponto de confecção desejado. Retirar do lume. Servirde imediato os bifes, regados com respectivo molho e os frutos secos grosseiramente picados por cima. Acompanhar com os legumes estufados. Sugestão: pode ainda acompanhar com arroz branco ou com batatas assadas. 

Este prato acompanha com uma de duas sugestões de vinho: Cabeça de Toiro Reserva Tinto (DOC Tejo) ou  (DOC Tejo). Pessoalmente, prefiro o Reserva Tinto, um Touriga-Nacional, Castelão, frutado, macio, encorpado e com final harmonioso. O Special Selection é um vinho mais peculiar, Touriga-Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon, que apresenta uma estrutura suave com um final longo e persistente. Ambos devem ser servidos a uma temperatura de 18.ºC.


Sem comentários: