Sugestões saudáveis para refeições rápidas para bebés!

A pensar nas férias e nos momentos saudáveis em família, hoje trazemos um conjunto de receitas, desenvolvidas pelo Chef Nuno Queiroz Ribeiro para a Nestlé, com alimentos saudáveis e com proteína essencial na fase de crescimento para os bebés. O Verão traz consigo o sol, a praia e as férias - período de descanso, mas também de lazer - e com frutas e legumes próprios da estação,podemos preparar receitas fáceis, nutritivas para ajudar o bebé a “Começar Saudável, Viver Saudável”. As refeições propostas prometem auxiliar os pais na preparação da comida e criar receitas deliciosas, muito nutritivas para ajudar no crescimento e bom desenvolvimento do bebé.

Nos primeiros 1000 dias de vida, período que compreende a concepção e os 24 meses de idade, os bebés aprendem a comer e a experimentar novos sabores e texturas, pelo que a nutrição nesta fase assume uma particular importância na criação de hábitos saudáveis, mas também porque influencia o padrão de crescimento, a composição do corpo, e até o risco futuro de desenvolver doenças crónicas, como a diabetes, obesidade, hipertensão, entre outros. A boa nutrição é fundamental e percebe-se que os seus efeitos serão a curto mas, também a longo prazo na saúde do bebé, programando assim o seu desenvolvimento imunitário, metabólico e microbiológico.

As proteínas são muito importantes neste momento de maior crescimento e vulnerabilidade, no entanto, o excesso está relacionado com futuro sobrepeso e obesidade, pelo que deve existir um cuidado especial na alimentação, com o objectivo de criar uma relação saudável entre nutrição e saúde.



Sopa Fria de Melão com Hortelã e Iogolino Natural [8 Meses - Serve 2 Porções]

Ingredientes:

100 gr de Melão
75 ml de água filtrada ou mineral
1 Copinho de Iogolino Natural
1 Folha de Hortelã

Preparação:

Lavar o melão e retirar-lhe a casca e as pevides. Colocar no liquidificador, juntar a folha de hortelã lavada e cortada em 4. Juntar o Iogolino e triturar tudo. Levar ao frio.



Creme de Caldo de Frango, com Batata-doce, Beterraba e Boião de Fruta Naturnes de Pera Williams [8 Meses - Serve 2/3 Porções]

Ingredientes:

100 gr de peito de frango
1 Batata-doce pequena
1\2 Beterraba
Água
1 Boião de Fruta Naturnes de Pera Williams

Preparação:

Cortar o frango em pedaços e refogar numa pequena panela com 1 fio de azeite virgem até ganhar um pouco de cor. Acrescentar a batata-doce e a beterraba, descascadas e cortadas em cubos iguais. Adicionar água até cobrir tudo, deixar cozinhar à volta de 10\15 minutos. Retirar do lume e triturar num copo liquidificador. Juntar o boião Naturnes de Pêra Williams e servir morno.



Creme de Abóbora Manteiga e Pastinaga com o Leite do Bebé [6/8 Meses - Serve 2/3 Porções]

Ingredientes:

150 gr Abóbora Manteiga
100 gr de Pastinagas
50 gr de Courgete
2 Folhas de Manjericão
1 Medida de Leite em Pó 
30 ml de água 

Preparação:

Cortar em cubos a abóbora manteiga. Retirar casca e sementes. Descascar a pastinaga retirando o centro fibroso, cortar a courgete em cubos, colocar numa panela e levar ao lume por 20 minutos. Juntar o leite em pó do bebé previamente preparado com 30ml de água, juntar o manjericão e triturar tudo. Servir morno.



Papa de Manga com Cerelac Bolacha Maria  [8 Meses - Serve 2 Porções]

Ingredientes:

1\2 Manga
50 gr de papa Cerelac Bolacha Maria
Agua q.b.

Preparação:

Descascar uma manga, bem madura, colocar num copo liquidificador e triturar até obter um puré. Preparar 50 gr de papa Cerelac Bolacha Maria com a água, juntar ao copo liquidificador e bater de forma a envolver tudo. Servir fria.

Sem comentários: