Sobremesa para logo à noite!


Depois de vos ter dado a conhecer a entrada  que confeccionámos no Curso de Cozinha com Harmonização de Vinhos Cabeça de Toiro, hoje, para terminar a ementa, trago-vos a sobremesa! Uma opção de confecção relativamente simples e que fica com uma textura extraordinária!

Hoje fui treinar na hora de almoço, por isso sei que à noite me vai apetecer um doce! Não sei se vou ter coragem de o confeccionar, mas que me vai apetecer, isso vai!

Tarte folhada de chocolate em duas texturas

Ingredientes:

1 placa de massa folhada (redonda) fresca
350 g + 50 g de chocolate negro de culinária
6 c.sopa de Vaqueiro Líquida
3 dl de natas
3 ovos
20 g de Maizena
100 g de açúcar mascavado
suspiros (opcional, p/ decorar) 


Preparação:

Ligar o forno a 180° C. Forrar uma tarteira com a placa de massa folhada e picar o fundo com um garfo. Partir 350 g do chocolate em pedaços para uma tigela, juntar a vaqueiro líquida e as natas e levar ao micro-ondas, durante 1 a 2 min na potência máxima. Mexer com vara de arames até obter um creme de chocolate homogéneo. Separar cerca de 1/3 do creme de chocolate para uma tigela à parte e reservar. Abrir os ovos e separe as gemas e as claras, em tigelas distintas. Manter as claras de parte, à temperatura ambiente, para uso mais adiante. Juntar a Maizena às gemas e misturar bem com vara de arames, até dissolver por completo. Adicionar à mistura de gemas o creme de chocolate principal, e mexer energicamente, até homogeneizar bem. Com a batedeira, bater as claras em espuma, juntar o açúcar mascavado e continuar a bater, até estarem brilhantes e montadas em castelo firme. Envolver as claras batidas no preparado anterior, e por fim verter na tarteira. Dobrar as margens da massa sobre o recheio e levar em seguida a tarte ao forno a cozer, durante 15 a 20 min. Se preferirem, podem pré-cozer a base de massa. Findo o tempo, retirar a tarte do forno e deixar amornar. Cubrir então com o restante 1/3 do creme de chocolate que havíamos reservado, e levar ao frio, para refirmar, antes de servir. Decorar com o restante chocolate, picado em pedaços. Sugestão: podem também optar por doses individuais, usando formas pequenas. 

Para terminar com chave de ouro, acompanhámos a sobremesa com Thasos – Moscatel de Setúbal!

Sem comentários: