#32 As minhas receitas | Queques de aveia com fruta e cereais


Eu sei que, tal como eu, a esta hora já todos tomaram o pequeno almoço! Mas, posso dar-vos uma sugestão para um pequeno almoço de um outro dia! Esta foi testada e aprovada lá por casa, e permite dar aso à criatividade e adicionar o que quisermos e nos apetecer mais no momento da confecção. A única recomendação que vos deixo é que não façam demasiada quantidade, para que sejam consumidos em perfeitas condições, antes de começarem a endurecer.

A aveia é um ingrediente que está na moda! Mas mais do que moda, importa percebermos o porquê de haver hoje em dia tanto consumo deste cereal. A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carbohidratos e fibras. Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas com um bom funcionamento intestinal, a diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. Reforça o sistema imunológico e combate infecções; Melhora o funcionamento do intestino; Controla a quantidade de açúcar no sangue; Diminui o colesterol; Controla a pressão arterial; Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental; Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária; Ajuda a facilitar a digestão.

E para além de todas estas vantagens para a saúde, para mim, pessoalmente, é um ingrediente que me permite fazer inúmeras coisas na cozinha de que gosto e que dão prazer comer! Uma delas, são estes queques, que são óptimos para pequeno almoço ou lanches a meio do dia.

Queques de aveia com fruta e cereais

Ingredientes:
3 ovos
2 bananas
1 chávena de flocos de aveia
Recheio a gosto

Preparação:
Colocar todos os ingredientes num copo misturador. Triturar num robot de cozinha ou com a varinha mágica. Deitar o preparado em formas de queque até meia altura. Rechear a gosto. Levar ao forno a 180º C até estarem cozinhados. [cerca de meia hora]


Os meus recheios:

Dividi a massa em 4 qualidades de queques diferentes e recheei com:
Maçã e canela
Morangos frescos
Cereais de espelta
Muesli com pepitas de chocolate



Se fizerem e experimentarem outros recheios que gostem, contem-me tudo sobre os resultados! Bom apetite!

Sem comentários: