E as férias?


Dizem que a crise está a passar. Não sou especialista em economia, mas do meu ponto de vista, não concordo! A verdade é que continua a ser comum ver as pessoas que me rodeiam a "contar tostões" para poderem fazer uma compra fora da rotina, ou para poderem pagar o seguro do carro, ou pintar a casa. Os Portugueses estão a começar a ficar habituados a viver nesta gigante contracção económica, não querendo com isto dizer que se sintam tranquilos com ela. Este ano, como vão ser as vossas férias?


Se há dois e três anos atrás ainda fomos até ao Algarve, no ano em que o Daniel e a Carolina tinham 1 ano passámos duas semanas em Montegordo, em casa de uns amigos, e no ano seguinte alugámos um mini apartamento em Mantarota, no ano passado decidimos ficar mesmo por cá e não gastar dinheiro a alugar casa fora. Saímos apenas por três dias, graças à Odisseias que nos levou até ao Alentejo. Este ano o registo vai ser o mesmo, e as férias vão ser por cá. Afinal, vivemos numa zona de praias e apesar de termos que andar de carro, se ficarmos por cá sempre poupamos alguma coisa! Para a cabeça não é de todo a mesma coisa, porque sair de casa e mudar de ares ajuda muito e faz bem a todos, até aos miúdos, mas há que ter consciência e tomar decisões de acordo com as nossas prioridades. Por isso, ao contrário da maioria dos Portugueses, nós ainda não planeámos nada das nossas férias, ainda não pensámos onde vamos andar a passear, e apenas sabemos quando vão sei, por aí, quem dita as regras são as férias da escola!

A verdade é que segundo um estudo de mercado desenvolvido nas últimas semanas pela Odisseias a maioria dos Portugueses sentem que não podem gastar dinheiro em férias. O estudo mostra que mais de 60% dos portugueses não pretende gastar mais do que €500 com a estadia nestas férias de Verão. 55% dos inquiridos começa a planear as suas férias nos meses de Abril e Maio, enquanto 20% faz todo o planeamento logo no início do ano. Quanto às preferências em relação à altura do ano ideal para ir de férias, 44% marca as suas férias para o mês de Agosto, 24% para Julho e os restantes dividem-se por Junho e Setembro. 

Em termos de destinos preferidos, aproveitar as férias cá dentro é a opção de 86,7% das pessoas. Nas regiões preferidas surge o Algarve com 46%, seguido do litoral alentejano com 20% e Gerês com 10%. A maioria dos portugueses opta ainda por passarem as suas férias em hotel (41%), ou apartamento (35%). Parques de campismo, bungalows e turismos rurais reúnem as restantes opções apresentadas pelos inquiridos. 


“Com o inquérito que realizámos conseguimos apurar que os portugueses começam a planear as suas férias cada vez mais cedo, e dedicam cada vez mais tempo para a pesquisa, análise e decisão. Os portugueses querem no seu tempo de férias conciliar as melhores experiências com as melhores oportunidades. E a verdade é que 72% das pessoas já faz toda a pesquisa e marcação através do online”

comentou Francisco Costa, administrador da Odisseias. 

O estudo contou com a participação de uma amostra representativa de mais de 950 inquéritos feitos a indivíduos de ambos os sexos em Portugal, com idades entre os 18 e os 65 anos.

1 comentário:

Xica Maria disse...

Já fomos uns dias ao Algarve e irá ficar por aí este ano. Moramos ao pé da praia e isso ajuda a termos férias na mesma :)