SEMANA INTERNACIONAL PELO PARTO RESPEITADO


Começa amanhã a Semana Internacional Pelo Parto Respeitado. Para a assinalar, a Associação Portuguesa Pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto promove a campanha e exposição fotográfica ‘Desejos para o Parto’.

Com o subtítulo ‘Cidadãos dão o rosto pelos seus desejos para o parto em Portugal’, a campanha convida mães, pais, profissionais de saúde e todos quantos se interessem pelas questões da gravidez e parto a participar, enviando um (auto)retrato individual ou em grupo e um texto expressando os seus desejos para o parto para este endereço de e-mail. A campanha está a ser dinamizada na página de Facebook da Associação, contando já com testemunhos de mães, enfermeiras especialistas de saúde materna e obstétrica, doulas e médicos obstetras.

No dia 13 de Maio, passada sexta-feira, inaugurou no Centro Cultural de Cascais a exposição fotográfica de entrada livre com o mesmo nome da campanha. A exposição ‘Desejos para o Parto’ exibe os retratos de 12 cidadãos que entenderam deixar captar o seu testemunho pela lente da fotógrafa Lieve Tobback. 

Entre os retratados, conta-se o enfermeiro especialista de saúde materna e obstétrica Vítor Varela, Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade da Ordem dos Enfermeiros e Diogo Ayres de Campos, professor, médico obstetra da Comissão Nacional para a Redução da Taxa de Cesarianas e responsável pela promoção em Portugal da iniciativa Mother-Baby Friendly Birthing Facilities da FIGO.

A Semana Internacional Pelo Parto Respeitado celebra-se de 16 a 22 de Maio. A exposição ‘Desejos para o Parto’ prolonga-se até ao final do mês.

Desejos para o Parto, Cidadãos dão o rosto pelos seus desejos para o parto em Portugal. Campanha e exposição comemorativas da Semana Internacional Pelo Parto Respeitado 2016. Todas as informações aqui.

Sem comentários: