#65 Solidariedade | Lembram-se das crianças do Lago Volta no Gana?


A Associação Filhos do Coração, foi criada em 2009, pela jornalista Alexandra Borges, e tem como missão a denúncia da escravatura infantil no Gana e da exploração de crianças no mundo. Tudo começou em 2007, quando Alexandra realizou uma Grande Reportagem para a TVI intitulada Infância Traficada que mostrava a situação que muitas crianças viviam no Lago Volta, no Gana. Lembram-se? Eu lembro-me perfeitamente. E lembro-me também de ter havido uma faixa gigante no Cristo Rei durante algum tempo sobre este tema. A verdade é que são inúmeras as situações que nos surgem em forma de apelo, e é impossível acudir a todas. Deixo-vos a informação de uma que me toca particularmente.

Com a reportagem da TVI, Alexandra denunciou  a escravatura do séc. XXI. Esta reportagem chocou Portugal e o mundo, sendo premiada no 48 International TV Festival of Monaco e distinguida pela Fundacion Nuevo Periodismo, de Gabriel Garcia Marques.

Nos dois anos seguintes, Alexandra criou projectos – como o livro infantil Filhos do Coração, sobre adopção, escrito em parceria com Luís Figo, e o CD Filhos do Coração, que contou com a participação de várias figuras públicas portuguesas, para angariar fundos de forma a poder ajudar a resgatar mais crianças da escravidão.

Em Agosto de 2009 Alexandra Borges regressou ao Gana e doou 150 mil euros, ajudando a fundar um Centro de Acolhimento e Escola em Kumassi, em parceria com a ONG americana Touch A Life Kids. Até à data a Associação resgatou 93 crianças da escravatura infantil associada à pesca do Lago Volta assegurando-lhes saúde, alimentação, segurança e educação.

É já no próximo sábado que acontece a Gala Resgate Sorrisos, a iniciativa de angariação de fundos que a Associação Filhos do Coração está a organizar para garantir a educação das 93 crianças já resgatadas à escravatura no Lago Volta, no Gana.

Apresentada por Ana Sofia Martins e Ricardo Araújo Pereira, com co-apresentação de Isaac Carvalho, esta Gala realiza-se na Alfândega do Porto  às 19h30,  e será composta por um cocktail de boas-vindas com performance ao vivo do artista plástico Diogo Navarro, uma exposição de obras de arte realizadas no Gana, um Jantar de Gala, um Leilão de Arte Solidária e um espectáculo musical.

Esta iniciativa conta com a actuação de Mariza, dos Anjos, numa apresentação conjunta e inédita com Paula Teixeira que escreveu um tema especificamente para este momento intitulado “Resgatar Teu Sorriso”, que vai ser cantado em simultâneo por voz e mãos; de Kika, a jovem cantora do Porto que está a preparar o seu segundo álbum de originais; da bailarina e coreógrafa Rita Spider; dos Momentum Crew, grupo liderado por Max Oliveira que aplica a arte do Bboying e Breakdance a temas e situações pouco normais; e o projecto de danças africanas Sankofa Black Gold, formado por 50 elementos, dos 6 aos 25 anos, do Falagueira, Município da Amadora.

A angariação de fundos será levada a cabo de três formas. A primeira é a compra de mesas para participar na Gala Resgate Sorrisos que pode ser feita a título individual (1.000 euros por mesa com 10 lugares, ou 100 euros por lugar) ou a título empresarial (2.000 euros por mesa com 10 lugares, ou 200 euros por lugar). Cada mesa terá o nome de uma criança resgatada e a sua história, gostos e sonhos para que os participantes fiquem a conhecer quem estão a ajudar na primeira pessoa.

A segunda forma são os donativos, através de transferência feita para a conta da Associação Filhos do Coração cujo IBAN é PT 50 0032 0192 0020 4260 072 94, remetendo o comprovativo, nome e dados fiscais que devem constar no recibo/doação cujo valor poderá ser majorado em sede de IRC/IRS para projetos@filhosdocoracao.com.

A terceira forma é a participação no Leilão de Arte Solidário, que vai decorrer no site e está aberto não só aos participantes da Gala no dia 28 de Maio mas também ao público em geral durante a semana seguinte. Os interessados só têm de aceder à página indicada, registar-se, escolher o quadro preferido e licitar.

Em parceria com a ONGD americana Touch a Life Kids, a Associação Filhos do Coração recupera a infância das crianças que resgata através da Terapia pela Arte, na qual são trabalhados “os fantasmas” dos longos anos da sua infância traficada, razão pela qual está a ser desenvolvido um Leilão de Arte Solidário, com Direcção Artística de Diogo Navarro, com obras das crianças e diversos artistas plásticos como forma de angariar fundos.

Este projecto começou em Janeiro de 2016 quando a Associação enviou uma missão ao Centro de Acolhimento e Artes em Kumassi, no Gana, convidando o artista plástico Diogo Navarro para pintar uns quadros com as crianças de forma a dar-lhes voz e empowerment. O Leilão de Arte Solidário será o momento no qual serão leiloadas essas obras de arte, co-criadas pelas crianças, Diogo Navarro e outros artistas plásticos portugueses. O Leilão será composto por 14 quadros: 3 quadros de Diogo Navarro inspirados na sua missão ao Centro de Acolhimento de Kumassi; 5 quadros pintados pelas crianças em conjunto com Diogo Navarro; e 6 quadros pintados pelas crianças e Pedro Calapez, Albuquerque Mendes, Filipa Sáragga, João Murillo, Manuela Xavier e o actor Ricardo Carriço.

Na Gala Resgate Sorrisos estarão também disponíveis para aquisição dos convidados o livro “Resgate”, escrito por Alexandra Borges e a sua sobrinha Rita Palma Borges, com o relato da segunda visita de Alexandra ao Gana, em 2009, na qual foram resgatadas mais 10 crianças escravas; as velas “Filhos do Coração” que derivam de uma parceria com a Candle In na qual os lucros revertem na totalidade para esta causa e já podem ser encontradas nas lojas da marca; haverá uma pré-venda exclusiva dos vinhos Resgate e Sorrisos, fruto de uma parceria com a Quinta da Vale d’Aldeia, que estarão nos escaparates das superfícies comerciais este Verão, sendo parte do valor de venda encaminhado para a Associação; e ainda a colecção de jóias exclusiva “Resgate de Sorrisos” – composta por colar, pulseira e um alfinete – criada por Eugénio Campos especialmente para este momento, que estarão disponíveis posteriormente nos representantes da marca, revertendo também parte do valor de venda para a Associação Filhos do Coração.

Estamos profundamente gratos a todos os intervenientes e parceiros desta Gala: dos apresentadores aos artistas que vão actuar, passando pelos pintores que colocaram o seu cunho nas obras das crianças resgatadas no Gana e todas as pessoas, marcas e entidades que contribuíram de alguma forma para que esta Gala passasse de um sonho a realidade. Sem a ajuda de todos vocês esta Gala não seria possível! Acreditem que juntos fazemos uma enorme diferença na vida destas crianças

Alexandra Borges, fundadora e Presidente da Associação Filhos do Coração.

A Associação Filhos do Coração é uma IPSS reconhecida pelo Ministério da Segurança Social e ONGD reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. O donativo / compra de mesa é dedutível em sede de IRS/IRC ao abrigo da Lei de Mecenato.

Sem comentários: