Angry Birds ou Angry family's?

[Imagem daqui]

As campanhas em supermercados não são novidade. Cada vez surgem mais, e mais variadas, e o seu objectivo é obviamente aliciar o consumidor a fazer compras no supermercado A ou B a troco de ganhar alguma coisa. Já houve os mega descontos de 1 de Maio no Pingo Doce, que tanta polémica geraram. Já houve campanhas que dão pontos para obter panelas, faqueiros, pirex e afins no Continente, já houve a tão nossa conhecida campanha do Gang dos Frescos [que já contou com duas edições] no LIDL. No que respeita à sua eficácia, na minha modesta opinião, todas elas trazem retorno às marcas que as promovem. Em famílias que têm crianças, provavelmente irá levar a que façam mais compras onde há campanhas que aliciam as crianças, quem não tem crianças, prefere certamente uma assadeira de pirex ou um conjunto de facas em aço. Nada a opor!

A mim, o que me choca, é a forma como estas campanhas são idealizadas. Em Fevereiro de 2014, escrevi um post sobre a primeira campanha do Gang dos Frescos do LIDL. Neste post, limitei-me a fazer as contas, ao custo de cada peluche, e ao custo da colecção toda, para chegar à rapidíssima conclusão de que dificilmente conseguiria obter apenas um peluche, quando mais fazer a colecção. [consegui, na primeira edição, graças à ajuda de familiares e amigos e dos queridos leitores que me ajudaram imenso!]. Já houve uma segunda edição, na qual apenas consegui um peluche e porque me foi enviado pelo próprio LIDL! 


Esta semana, chegou-me às mãos, a informação de uma nova campanha de peluches, desta feita do Continente. A campanha pretende celebrar a estreia do filme Angry Birds no cinema, premiando os consumidores com peluches dos bonecos, e com uns discos voadores e respectivo álbum, para jogar. E se os discos voadores pouco me chamaram a atenção, os peluches fizeram-me ler o folheto com detalhadamente. 




[Imagem daqui]


O Daniel e a Carolina têm autorização para, de vez em quando, jogar jogos no iPad. Um dos jogos que temos instalado, é um jogo dos Angry Birds, e é apenas daí que conhecem os bonecos. A verdade é que gostam imenso deles, e reconhecem-nos perfeitamente em qualquer lado que os vejam.

Mas voltemos às nossas contas. O que o Continente nos propõe, é uma colecção de 10 peluches diferentes. A caderneta onde devemos colar os pontos, traz já dois pontos de adiantamento, o que constituí uma ajuda. Ora vejamos:

Para obter um dos peluches da colecção, teria que reunir 20 pontos + 2,99€, ou em alternativa, 10 pontos + 7,99€. Cada ponto, é obtido apenas a cada 20€ de compras. 

Feitas as contas, para conseguirmos obter 1 dos peluches disponíveis, teríamos que gastar 362,99€, porque o Continente nos ofereceu os dois primeiros pontos. Isto, pondo a hipótese de obter 20 pontos porque podemos ainda optar pela versão mais económica em que com 8 pontos + os dois de oferta + 7,99€ conseguimos um peluche, que assim nos fica em 167,99€. Um valor bastante mais simpático mas ainda assim, difícil de atingir para a média das famílias Portuguesas.

A campanha tem a duração de cerca de um mês e meio, durante o qual a entrega de pontos estará a decorrer. À semelhança de outras campanhas do género, terá depois  um período mais alargado para rebate de pontos mas aí já não conseguimos completar a colecção de pontos, ou já os temos, ou ardemos!

A verdade é que eu sou uma pessoa que não vai sempre ao mesmo supermercado. Que varia o local onde faz as suas compras e que é cliente de dois ou três, nunca fazendo de uma só vez um enorme volume de compras. Nas últimas campanhas que o Continente promoveu, não consegui obter nada de nada! Não consegui um único pirex, nem os 10% de desconto em cartão. Tenho selos de várias cores perdidos pelas minhas carteiras, porque como nunca consegui sequer fechar o primeiro patamar de uma caderneta, não os cheguei a colar. Não estou sozinha no mundo pois não? Quem tem selos de campanhas que já terminaram a rebolar pelas carteiras ponha o dedo no ar!

A verdade é que sabendo que está a decorrer uma campanha de peluches dos Angry Birds no Continente, personagens que os meus filhos adoram, o que me faz, é fugir do Continente. Porque sei que dificilmente conseguirei obter um único peluche quanto mais dois! E já nem peço a colecção toda, porque eles ficavam muito bem com um boneco para cada um. Por isso, sugiro que, no que toca a campanhas que mexem com crianças, os senhores do marketing que as pensam, tenham em consideração que pode haver o reverso da medalha! Podem afugentar os consumidores! 

Ainda hoje, precisei de comprar gelo e manteiga. Acham que fui ao continente? Pois! Afinal, enquanto esta campanha durar, para mim, o que rende não é ir ao Continente!


[Imagem daqui]

1 comentário:

Esbelt Brazilian Bodywear disse...

Fantástico testemunho!
Muito obrigada! <3 <3 <3