À Procura das Borboletas


“À Procura das Borboletas” é o nome do concurso que pretende sensibilizar o público infantil e os seus pais para as duas principais doenças da tiróide que afectam as crianças: o Hipertiroidismo e o Hipotiroidismo. As borboletas Hiper e Hipo são muito diferentes, e querem dar-se a conhecer aos mais novos. Podem fazer o download da história aqui, e explicar o conceito ás crianças lá de casa de forma simples e concisa.
Para participarem neste concurso, as crianças são convidadas a dar asas à imaginação e desenharem as suas próprias borboletas, em representação da forma da glândula tiroideia. Antes do desenho, a ADTI convida os participantes a passarem pelo seu site de modo a obterem mais informações sobre o concurso.

Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 20 de maio e serão posteriormente avaliados por um painel de juízes, sendo os trabalhos seleccionados expostos no Jardim da Estrela, no dia 25 de Maio – Dia Mundial da Tiróide - e no Site e Facebook da Associação das Doenças da Tiróide.

A glândula tiróide desempenha um papel importante na regulação do metabolismo infantil, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento cerebral e no crescimento. A tiróide contribui ainda para a manutenção de várias funções vitais no organismo das crianças, tais como a respiração, circulação e digestão, para além de assegurar o funcionamento correto de todos os órgãos.

Em alguns casos, a glândula tiróide deixa de funcionar de forma normal, tornando-se hipoativa ou hiperativa. Quando se apresenta hiperativa, a tiroide produz quantidades excessivas de hormonas tiroideias. Esta condição é conhecida como hipertiroidismo. Quando se apresenta hipoativa, a tiroide não é capaz de produzir quantidades suficientes das hormonas tiroideias necessárias à manutenção do metabolismo normal do organismo. Esta condição é conhecida como hipotiroidismo. 

A produção de quantidades excessivas de hormonas tiroideias (hipertiroidismo) leva ao acelerar de todas as funções do organismo. Pelo contrário, a ausência de quantidades suficientes de hormonas tiroideias (hipotiroidismo) leva ao funcionamento lento das células e órgãos. São estas alterações que originam os sintomas de hipertiroidismo e hipotiroidismo.

A Semana Internacional da Tiróide foi criada pela Thyroid Federation Internacional, uma organização à escala mundial que integra várias associações de doentes com patologia tiroideia e que este ano comemora o seu 20.º aniversário. Em Portugal, a Semana Internacional da Tiróide é apoiada pela Associação das Doenças da Tiróide; Grupo de Estudo da Tiróide; Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo e Merck s.a.


Sem comentários: