1001 maneiras de festejar o Dia da Criança indoor



O bom tempo tem andado por cá por estes dias, mas pelo que ouvi dizer, na próxima semana já volta a dar lugar à  chuva. Se nós adultos já andamos fartinhos desta meteorologia estranha, imaginem as crianças! Este ano o Dia da Criança é uma 4.ª feira, e a maioria dos pais só estarão com os seus filhos ao final do dia, limitando as formas de celebração deste dia em família.


Se é esse o vosso caso, deixo a sugestão de lerem este post, em que falo da importância de brincar com os nossos filhos. Neste dia, quando chegarem a casa, esqueçam que têm roupas para arrumar, marmitas para preparar, tentem ter o jantar feito de véspera bem acondicionado no frigorífico, para que não tenham que perder tempo a cozinhar, tirem o som ao telemóvel e brinquem! Podem desenhar, jogar um jogo, pintar objectos, fazer construções com rolos de papel higiénico, origamis... um sem fim de actividades giras, que vão encantar os mais novos e fazê-los sentir que têm os pais disponíveis a 100% para eles! Se são como eu, esta pode ser a rampa de lançamento para que consigam fazer isto mais vezes, até que o consigam encaixar na rotina de forma permanente. Acreditem que vai de certeza fazer a diferença.


O livro Actividades Criativas com Rolos de Papel Higiénico pode ajudar a preparar uma actividade estimulante, com matérias primas que todos temos em casa! ​Quando o papel higiénico acaba, sobram aqueles rolos de cartão que habitualmente deitamos fora. Mas há tantas coisas giras que podemos fazer com eles.

Este livro, que vai estar disponível em livrarias a partir de 23 de Maio, vai fazer as delícias dos miúdos, pais, educadores de infância e professores. Todos vão querer participar! Inédito nas livrarias nacionais, este livro vai ajudar a transformar objectos banais em obras de arte, incentivando, ainda, à reciclagem. Com 30 projectos diferentes, com instruções passo a passo, de brinquedos divertidos e presentes originais para oferecer à família e amigos, promete muitas horas de brincadeira e diversão em família, que são ao mesmo tempo uma excelente forma de sensibilização para a reciclagem e a reutilização.

Se preferem uma actividade mais simples e curta, seja por gosto pessoal ou por limitações temporais, sugiro que leiam uma história em família! Cá em casa, temos feito isso imensas vezes e os miúdos adoram! O favorito dos últimos tempos é o "Este livro comeu o meu cão".

Este Livro Comeu o Meu Cão é um livro muito divertido que conta a história da Rita, que resolveu levar o seu cãozinho a passear por este livro, e não é que o livro comeu o cão?! E agora? Como é que ela vai encontrar o seu amiguinho? As crianças são convidadas a ajudar a Rita a procurar o cão e a mostrar a este livro maroto quem é que manda aqui? A Carolina passa a vida a sacudir o livro para que o cão caia lá de dentro!


Outra excelente ideia que cá em casa tem fãs em todos nós, são os Legos! Somos adeptos de Lego, o Daniel e a Carolina têm imensos e adoram. E se já gostam de brincar sozinhos com os seus kits de Lego Duplo, quando nós paramos as nossas coisas e brincamos com eles ainda mais satisfeitos ficam!

Uma simples caixa de peças criativas, faz com que a nossa imaginação seja o limite para fazermos inúmeras construções com os mais novos. Que tal uma competição familiar para ver quem constrói a peça mais original?

Se têm filhos mais velhos, com quem é mais complicado fazer actividades deste género, sugiro que jantem mais cedo, e depois de jantar, calmamente, assistam a um filme juntos. O serviço de streaming Netflix tem um espaço dedicado só aos mais novos. A área “Kids” é dedicada a crianças até aos 12 anos. Nesta zona cada filme ou série tem a sua própria personagem, ajudando a que seja a própria criança a escolher o que quer ver e com recomendações de programas consoantes as suas preferências. Confesso que ainda não aderi ao netflix, embora toda a gente à minha volta já seja utilizador. Estou a pensar aderir em breve e testar o serviço, até porque o primeiro mês é gratuito. Contem-me tudo, já experimentaram? O que vos pareceu? Vale a pena?

A Netflix apresenta uma vasta oferta infantil na área Kids, de onde eu escolho o filme LEGO®: Friends: The Power of Friendship  ou o Gato das Botas.



E então? É ou não é tão simples encontrar soluções para assinalarmos o dia da criança de forma diferente?

1 comentário: